Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
Pompéia
PREFEITURA MUNICIPAL DE POMPEIA
MAIS EVENTOS
Data: 11/04/2017 Hora: 16:23:40
Saúde promove palestras sobre cuidados com a voz

Saúde

 

Por Secretaria de Comunicação

Pompeia, São Paulo

Segunda-feira, 11 de abril de 2017

--

Os usuários das Unidades de Saúde da Família de Pompeia participam, nessa semana, de uma programação especial promovida pelo Departamento de Higiene e Saúde em alusão ao Dia Mundial da Voz (16 de abril). O objetivo é conscientizar toda a população sobre os cuidados com a voz e alertar para problemas como laringite, faringite e até mesmo o câncer de laringe, chamando atenção dos cidadãos para sintomas como alteração vocal, cansaço, mudança de tom, pigarro, ardor ou dor ao falar, falhas na voz ou rouquidão.

 

Fonoaudióloga do DHS, Fernanda Teresinha S. Ferreira Lima (Foto: SECOM)

A coordenadora da iniciativa, fonoaudióloga Fernanda Teresinha S. Ferreira Lima, conta que por meio da campanha um caso de câncer já foi diagnosticado em Pompeia, em edições anteriores. Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, o Brasil é um dos países no mundo com maior incidência de câncer de laringe, o que está relacionado, por exemplo, ao uso excessivo de álcool e ao fumo. A rouquidão pode ser o primeiro sintoma de que há algo errado.

 

“Atitudes simples do nosso dia a dia ajudam a prevenir problemas futuros na voz. Tomar bastante água diariamente, evitar bebidas alcoólicas, dormir e alimentar-se bem, falar sem esforços, não gritar ou evitar pigarrear, são algumas dicas importantes para o cuidado com a voz”, comentou Fernanda.

 

Profissionais da voz, Paulo Tripoloni e André participam da palestra (Foto: SECOM)

Durante as palestras são distribuídos panfletos informativos com informações mais detalhadas sobre o tema e ao final de cada encontro há a participação da dupla Paulo Tripoloni e André, profissionais da voz que ilustram a importância dos cuidados com esse instrumento de trabalho.

 

Confira a programação:

Hoje (10/04) 
08H00 - USF “Padilha”
09H00 – USF “Tufic”

Terça-feira (11/04)
08H00 – USF “Elysio”
09H00 – USF “Dr Aldo”

Quarta-Feira (12/04)
08H00 – USF “Telles”
09H00 – USF “Zugão”

Quinta-feira (13/04)
08H00 – USF “Minami”

 



Data: 11-04-2017 16:23:40