Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
Pompéia
PREFEITURA MUNICIPAL DE POMPEIA
MAIS EVENTOS
Data: 18/05/2017 Hora: 19:48:49
Passeata marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes

Direitos Humanos

 

Por Secretaria de Comunicação Social

Pompeia, São Paulo

Segunda-feira, 18 de maio de 2017

 

 

Uma grande passeata marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, em Pompeia. A ação foi promovida pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, com o apoio da Prefeitura, e contou com a participação de representantes de diversos setores da sociedade. A fanfarra da Escola Estadual Cultura e Liberdade desfilou a frente de centenas de jovens e adultos mobilizados com o intuito de conscientizar toda a população sobre a gravidade e a importância do tema.

 

A iniciativa atraiu a curiosidade de comerciantes e pessoas que frequentavam o centro de Pompeia hoje (18) pela manhã. “A passeata chamou nossa atenção, achei muito interessante, principalmente por ter uma filha adolescente e entender a importância dessa conscientização. O panfleto que nós recebemos tem muitas informações, inclusive a orientação sobre como denunciar esses casos de abuso e exploração”, contou a trabalhadora Rosemeire Cristina Raimundo Gonçalves.

 

Alguns dos organizadores da campanha (Foto: SECOM)

 

Aproximadamente 500 mil crianças e adolescentes são vítimas da exploração sexual no Brasil. A maior parte delas tem entre 7 e 14 anos. Estima-se que a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país. Os números assustam, e infelizmente, por falta de informação ou por medo, apenas 7 em cada 100 casos de abuso são denunciados. Mesmo em Pompeia, uma cidade pequena e com baixos índices de criminalidade, a violência sexual contra crianças e adolescentes preocupa. “Por ter pessoas próximas que passaram por isso eu sei o quanto é necessário abrir os olhos da população para o fato de que nem sempre o abuso parte de pessoas estranhas, pelo contrário, na maior parte das vezes é alguém próximo, até da própria família, que comete esses abusos”, acrescentou Rosemeire.

 

A campanha de abrangência nacional tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, associando a fragilidade da flor a de uma criança. O slogan “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. A mãe Luciana Yokomiso Ono também elogiou a iniciativa.

 

Passeata foi encerrada em frente a Igreja Matriz de Pompeia (Foto: SECOM)

 

 “A mãe tem que tratar tudo em detalhes com o filho ou a filha. Nós temos que ter muito cuidado e estar sempre atentos. Não podemos deixar de falar sobre isso por constrangimento, vergonha. Temos que falar, alertar a todos. A iniciativa dos organizadores, que tiveram o apoio da Prefeitura, é louvável”, comentou Luciana.



Data: 18-05-2017 19:48:49