Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
Pompéia
PREFEITURA MUNICIPAL DE POMPEIA

Agenda de Eventos




Data: 01/09/2017 Hora: 16:40:36
Secretaria de Educação promove série de palestras para capacitação de docentes e monitores

O médico André Zambrana do DHS e a fonoaudióloga Adriana Marques, da UNESP foram alguns dos palestrantes do ciclo desta sexta (1)

 

Educação

 

Por Secretaria de Comunicação Social

Pompeia, São Paulo

Sexta-feira, 1º de setembro de 2017

 

 

Professores e monitores da rede pública municipal de ensino tiveram uma manhã de capacitação e formação com uma série de palestras oferecidas pela Secretaria de Educação da administração Tina Januário na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro. As palestras trouxeram desde orientações sobre primeiros socorros até planos de ação para ajudar o desenvolvimento escolar de crianças com dificuldades de fala.

 

De acordo com o responsável pela educação municipal, o professor Adriano Nascimento, houve um pedido do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) para que fossem ministradas palestras sobre como lidar com o problema de alunos com álcool e drogas.

 

“Nós aproveitamos inclusive a esteira das formaturas do PROERD para realizar essa formação e capacitação dos professores com a equipe dos Alcoólicos Anônimos do município. Eles estão passando orientações básicas para os professores sobre como proceder com alunos que dão sinais de problemas com álcool e drogas. Houve o pedido do COMAD nesse sentido e realmente entendemos que é um tema muito importante para ser tratado”, comentou Adriano.

 

Durante o mês de setembro, todos os alunos dos quintos anos da rede municipal participarão de atividades para enfatizar a necessidade de eles se afastarem das drogas e de qualquer outro vício. Nesta sexta também houve palestra de formação e capacitação dos monitores das escolas do município sobre primeiros socorros. A palestra foi ministrada pelo médico do DHS, André Zambrana que tratou sobre como identificar eventuais problemas de saúde nas crianças, quais procedimentos adotar antes de levar a criança para o posto de saúde, que informações importantes repassar para o médico de modo a ajudar o diagnóstico.

 

Médico André Zambrana ministra capacitação para equipe da Educação (Foto: SECOM)

 

Os monitores, que tem contato direto com as crianças no dia a dia, também tiveram uma palestra sobre a legislação que rege o cuidado com as crianças. “Falamos da importância de todos estarem atentos à dignidade das crianças que devem ser cuidadas com o devido respeito, sem nenhum tipo de agressão. Alertamos inclusive para as penas que são impostas aos adultos que não cumpram à lei em seu contato com as crianças”, acrescentou Adriano. A formação foi ministrada pelo responsável pela Educação do município, Adriano Nascimento, que é formado em direito com especialização em direitos difusos – matéria que abrange os direitos da criança e do adolescente.

 

A última palestra do dia foi ministrada pela fonoaudióloga Adriana Marques. Ainda de acordo com Adriano, essa foi a segunda palestra de um ciclo iniciado em julho, durante o replanejamento.

 

Doutora Adriana Marques ministrou palestra voltada para superação de dificuldades de aprendizado decorrentes de problemas de fala (Foto: SECOM)

 

“Muitas vezes as crianças chegam até as escolas da rede municipal com dificuldades na fala e essa dificuldade interfere no processo de aprendizagem. A doutora Adriana ajudou os professores a identificarem essas dificuldades e também passou para os docentes um plano de ação que aborda o que o professor precisa fazer para lidar com essas dificuldades para ajudar o aluno com dificuldades de fala a superar esses problemas e conseguir um melhor aprendizado”, destacou Adriano.

 

A parceria com instituições de ensino superior conceituadas como a UNESP é festejada pela Secretaria de Educação. “Iniciamos esse contato ainda no início do ano e já estamos colhendo os frutos dessa aproximação. É algo inédito na rede que vem de encontro aos anseios dos professores que demandavam mais palestras de formação e capacitação de fato. O diagnóstico foi no sentido de que havia muitas palestras de motivação para poucas palestras de formação. Estamos no caminho para reverter esse quadro” concluiu.



Data: 01-09-2017 16:40:36