Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
Pompéia
PREFEITURA MUNICIPAL DE POMPEIA
MAIS EVENTOS
Data: 04/10/2017 Hora: 09:23:34
Campanha “Outubro Rosa” conscientiza mulheres pompeianas para a prevenção ao câncer de mama

Saúde

 

Por Secretaria de Comunicação

Pompeia, São Paulo

Quarta-feira, 4 de outubro de 2017

 

 

O município de Pompeia aderiu à campanha ‘Outubro Rosa’ de conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do Câncer de Mama. A campanha que mobiliza governos e sociedade civil de todo o mundo também movimentará Pompeia com atividades locais promovidas pelos profissionais da saúde municipal.

 

Com o tema “Outubro Rosa – A luta contra o câncer de mama também é nossa”, a campanha terá uma programação intensa e visa chamar a atenção das mulheres para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer, com a meta de aumentar o número de exames, como a mamografia.

 

Segundo a coordenação das unidades de saúde, a semana que vai de 16 a 20 de outubro já está separada para a realização de atividades voltadas a este trabalho de prevenção. Durante a semana especial, as sete Unidades de Saúde da Família (USFs) do município estarão em atendimento das 7 às 20h, em horário alternativo. Serão realizadas consultas relacionadas a saúde da mulher, com orientações sobre o câncer de mama, coleta de material preventivo do câncer do colo do útero, entre outros.

 

 

A programação do “Outubro Rosa” em Pompeia inclui também outras atividades como caminhadas e palestras que abordem a temática em trabalho conjunto de informação, prevenção e diagnóstico deste que é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres e o mais mortal.

 

O superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”, enalteceu as ações a serem realizadas e ressaltou o quanto o autoexame é fundamental na luta contra a doença. “Segundo pesquisas, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil, e o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de recuperação. Por isso, nós da saúde pública estamos nos mobilizando para que o maior número possível de mulheres faça o autoexame e procure sua unidade de saúde para realizar os procedimentos que envolvem o programa Saúde da Mulher. As USFs estão de portas abertas, não só durante o mês de outubro, mas ao longo de todo o ano para garantir o acesso das mulheres inclusive ao exame de mamografia”, declarou.
 
Em apoio a campanha, a prefeita Tina Januário citou o ‘Outubro Rosa’ como uma importante campanha para o fortalecimento da luta pela saúde da mulher.

 

“Durante todo o mês, quando vestimos camisas rosas, usamos fitas no braço, ou alteramos nossas fotos de perfil nas redes sociais, estamos nos engajando em uma causa nobre, nos unindo a uma campanha importantíssima em prol da saúde e da vida. Muitas mulheres guerreiras e trabalhadoras nos deixam todos os dias por causa dessa doença nefasta que é o câncer. Entre nós, o tipo de câncer mais mortal é o de mama. E contra esse mal, uma das nossas principais armas é a prevenção. Não podemos deixar de realizar o autoexame. Não podemos deixar de procurar auxílio médico para realizarmos os procedimentos necessários para prevenir essa doença. Que essa campanha sirva como um despertar para aquelas mulheres que ainda não se deram conta da importância de se cuidarem de verdade. Procurem suas unidades de saúde. Preservem suas vidas”, declarou Tina.  

 

Além das mulheres de 50 a 69 anos, público-alvo da campanha, outras que por sua vez possuam familiares de primeiro grau acometidas pela doença, também podem procurar as unidades de saúde de seus bairros para agendar a mamografia.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, há uma estimativa de 57.960 novos casos de câncer de mama por ano. 


 

 



Data: 04-10-2017 09:23:34