.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda à sexta das 9:00 às 16:00 horas

Saúde - Quarta-feira, 05 de Abril de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

USF “TUFIC” realiza 3 mil atendimentos em três meses

Unidade investe na humanização do trabalho dos profissionais da saúde


USF “TUFIC” realiza 3 mil atendimentos em três meses

A Unidade de Saúde da Família Flávio de Faria Jordão, localizada no bairro ‘Tufic Baracat’, realizou, só neste ano de 2017, cerca de 3 mil atendimentos, entre consultas médicas, procedimentos de enfermagem e odontológicos, medição de pressão arterial, medição de glicemia de diabéticos e administrações medicamentosas.

 

A unidade conta com uma equipe que garante a cobertura de milhares de moradores do bairro. Os serviços prestados se destacam pela humanização de seus profissionais, o que por anos era aguardado pela comunidade local, trazendo mais qualidade aos atendimentos.

 

A enfermeira Teresinha Oliveira da Silva falou desta relação entre Comunidade e USF. "Nosso trabalho é muito bem acolhido pelos moradores. A boa infraestrutura oferecida, os profissionais que aqui atendem e o acolhimento prestado por essa equipe, fez a comunidade abraçar ainda mais a unidade. Nós praticamente atendemos a maior demanda de pacientes da cidade, e existe uma triagem necessária. Idosos por exemplo, automaticamente ganham prioridade. Existem também as visitas dos enfermeiros para pacientes com agravos e problemas de locomoção. Esta é a mecânica de uma USF", destacou.

 

Essa triagem ou classificação de risco, realizada no ato da chegada dos pacientes para atendimento, é um instrumento para melhor organizar o fluxo de usuários que procuram as unidades, gerando agilidade ao atendimento. Trata-se de uma avaliação sobre a gravidade do estado do paciente, visando estabelecer as prioridades para o atendimento.

 

A chefe do executivo, Tina Januário, deixa claro que “nenhum paciente poderá ser dispensado sem ser atendido, ou seja, sem ser acolhido, classificado e encaminhado de forma responsável”.

 

A USF “Tufic” também oferece atendimento domiciliar a pacientes acamados ou que não podem se locomover até posto de saúde para receber assistência. “Nestas visitas, os familiares recebem orientações sobre higienização, alimentação, mobilização, medicação e sobre os cuidados necessários com o paciente dentro de casa”, disse Eliane Menossi Vitor, enfermeira local. Os atendimentos domiciliares são feitos a qualquer hora do dia e de acordo com a necessidade e disponibilidade de cada paciente.

 

A USF “Flávio Faria de Jordão” está localizada na Av. Nestor de Barros, bairro Tufic Baracat. O horário de atendimento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

191 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura de Pompeia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.