Saúde - Sexta-feira, 26 de Maio de 2017

Investimento em saúde dobra nos cinco primeiros meses da nova gestão

O balanço do primeiro quadrimestre daadministração Tina Januário revelouum aumento significativonos investimentos do município em Saúde. Os números também sustentam a melhora dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).Na última quinta-feira (25), o Superintendente do Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, Rogério Teixeira Barbosa, o “Pida”, divulgourelatório apontando o crescimento de 100% nos gastos com medicamentos, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já o investimento da administração com exames foi quatro vezes maior que o do governo anterior. Até o momento, já foram destinadoscerca de R$ 6 milhões à área da saúde, o quecorresponde a 29,74% da receita do município.

Segundo o superintendente, todo esse investimento permitiu que a Saúde superasse os obstáculos encontrados no início do ano, atendendo ademandas antigas da população, com resultados significativos.

“O programa ‘Saúde em Dia’, de convênios com hospitais particulares para a realização de exames atrasados, praticamente acaboucom as filas de espera; a implantação do “home care” municipal que atende acamados;o reabastecimento da Central de Medicamentos e a entrega em domicílio para pacientes que necessitam, com o programa ‘Remédio em Casa’; a qualificação profissional e a contratação de novos médicos para atendimento especializado: Tudo isso é mérito da atual gestão da Prefeita Tina Januário, que sempre deixou claro seu compromisso de proporcionar saúde de qualidade para os munícipes”, enfatizouPida.

A prefeita destacou o balanço positivo e destacou que os resultadosrefletemo trabalho sério, a transparência e a justiça da nova gestão. “Mesmo enfrentando grave crise, nós mostramos que é possível administrar recursos públicos com responsabilidade e equilíbrio.Os resultados já estão aparecendo, mas sabemos que ainda podemos fazer muito mais”, comentou a prefeita.

Dívida

Em janeiro, a nova gestão do DHSassumiu com cerca de R$ 1,6 milhão em dívidas - quase R$ 1 milhão só em débitos com o INSS, além da folha de pagamento e tickets alimentação atrasados. Com este dinheiro, seria possível construir e equipar 4 unidades de saúde, ou fazer aquisição de aproximadamente 10 ambulâncias, ou garantir até 1 ano de medicação ou 2 anos de realização de exames para a população.

Investimento

Em pouco mais de 140 dias de governo,a nova gestão municipal já investiu aproximadamente R$ 6 milhões em Saúde, o que corresponde a 29,74% da receita. A legislação estabelece que o município deve investir em saúde no mínimo 15% de sua receita. Ou seja, a Prefeitura aplicou o dobro do recomendado pela legislação. Além disso, já foram realizados repasses para a Santa Casa que totalizam, até o momento, R$ 625 mil – suporte importante para a entidade que há enfrenta dificuldades financeiras e que agora está sob nova administração.

Remédios
Nos primeiros meses do ano passado, foram gastos R$ 270.464,19 com medicamentos. No mesmo período deste ano, foram investidosR$ 431.042,87 - quase o dobro. Com estoques abastecidos, a Central de Medicamentos já realiza cerca de 600 atendimentos por dia. O programa “Remédio em Casa” faz mais de 300 entregas diariamente.

Exames

Com exames, a antiga administração gastou R$ 10.255,00 no início de 2016. A atual gestão da prefeita Tina Januário investiu R$ 43.025,18 -  quatro vezes mais. Com o programa “Saúde em Dia”, a fila para exames e consultas está prestes a ser zerada.