Saúde - Quinta-feira, 08 de Junho de 2017

Contra a obesidade: programa ‘atitude + saúde’ realiza 1º encontro geral de grupos

O programa ‘Atitude + Saúde’ do DHS é o mais novo aliado da população de Pompeia na luta contra a obesidadee na busca por mais qualidade de vida. Desde março, uma equipe multiprofissional da saúde tem se dedicado a orientar e acompanhar semanalmente um grupo de mais de 50 pessoas que objetivam a perda de peso e a prevenção de doenças como hipertensão e diabetes, dentre outras, por meio da adoção de hábitos mais saudáveis, aliando boa alimentação à prática de atividades físicas. O programa oferece um tratamento completo queem último caso pode levar ao encaminhamento para cirurgia bariátrica.

Na última terça-feira(06), o Centro de Especialidades Médicas realizou o primeiro encontro geral entre os participantes, que até então estavam separados em grupos.Durante os primeiros meses do programa,nutricionistas deram instruções sobre como adequara alimentação equilibrada ao orçamento, enquanto a psicóloga realizou rodas de conversas e dinâmicas para encorajar mudanças de hábitos e auxiliar a superação de armadilhas da mente. A profissional de educação física também já vem orientando os participantes em treinos na Academia.

Segundo as profissionais, muitas vezes o trabalho em grupo acaba sendo mais eficiente que o individual, porque os participantes se sentem à vontade para discutir suas aflições, pois estão ao lado de pessoas que passam pelos mesmos problemas, por isso não se sentem sozinhos. Nesses grupos, todos buscam o mesmo objetivo, então conseguem dar suporte uns aos outros.

Aprefeita Tina Januário reafirmou a prioridade dada pela administração municipal à saúde, lembrando que obesidade, sedentarismo e má alimentação são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, o que aumenta a importância de ações voltadasà prevenção. “Estamos investindo para que a população conte com um atendimento cada vez melhor. O ‘Atitude + Saúde’ é um programa importante, tanto para a prevenção quanto para o enfrentamento do problema da obesidade. Os profissionais são capacitados e os participantes estão bastante motivados. Acreditamos que o resultado será muito positivo”, comentou.