Saúde - Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2018

Saúde oferece hidroginástica a pacientes em tratamento

Exercícios aquáticos visam promover a reabilitação e o fortalecimento muscular

Saúde oferece hidroginástica a pacientes em tratamento

A administração Tina Januário tem oferecido gratuitamente a usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) sessões semanais de hidroginástica, prática que permite a realização de atividades intensas com impacto reduzido nas articulações, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida de pacientes que já realizavam a fisioterapia tradicional, e que agora contam com este complemento.

O público alvo principal da atividade aquática é integrado por obesos, portadores de deficiência física, hipertensos, diabéticos, idosos e pacientes com problemas neurológicos e ortopédicos.

De acordo com Cláudia Iwamoto, fisioterapeuta da rede, as sessões são destinadas exclusivamente aos pacientes com a prescrição pelos médicos que compõe a rede de saúde do munícipio. “Devido às propriedades da água, é possível reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre as articulações, sem provocar lesões em outros locais do corpo, permitindo o relaxamento muscular e consequentemente o alívio da dor”, disse.

As sessões estão divididas em dois grupos e acontecem às terças e quintas-feiras e quartas e sextas-feiras dás 14h às 15h, com turmas de aproximadamente 10 pacientes, o que permite que recebam uma atenção maior, tornando o tratamento o mais individualizado possível. Vale ressaltar que o paciente que necessita deste complemento é encaminhado pelo médico de sua unidade para a fisioterapeuta responsável que em seguida realiza o agendamento inicial.