Administração - Sexta-feira, 09 de Março de 2018

Programa municipal “nossa casa” recebe inscrições até o dia 16 de março

Programa municipal “nossa casa” recebe inscrições até o dia 16 de março

A Prefeitura de Pompeia lançou na última segunda-feira o programa municipal “Nossa Casa”. O evento realizado na Câmara reuniu centenas de pessoas e foi prestigiada por empresários, políticos, comunicadores e representantes da Caixa Econômica Federal. O objetivo principal da reunião foi explicar o funcionamento do programa que visa incentivar a implantação de empreendimentos habitacionais de interesse social no município, de modo a atender à demanda por moradias populares e reduzir o déficit habitacional que cresceu em Pompeia nos últimos anos.

Em seu discurso, a prefeita Tina Januário defendeu investimentos destinados a melhorar a vida dos trabalhadores de Pompeia, lembrando que na cidade muitos ainda pagam aluguel, e aluguéis que não são baratos.

“Nós conversamos com muitas famílias e percebemos que um dos problemas mais sérios que temos é a falta de moradia. Nós elaboramos essa lei que foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. Através desse projeto, Pompeia abre as portas para que a cidade receba o lançamento de núcleos habitacionais para pessoas de baixa renda”, discursou.

Ainda segundo a prefeita, o Programa Nossa Casa deve proporcionar a muitas famílias da cidade a oportunidade de adquirirem a sua moradia com preços acessíveis e benefícios do programa “Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal e outros benefícios do governo municipal, como isenção de IPTU por três anos e de ITBI.

A primeira etapa do programa é o pré-cadastramento dos interessados por meio de formulário eletrônico no site www.nossacasapompeia.com.br. Milhares de interessados já se inscreveram. O site permanece aberto para cadastros até o dia 16. Também é possível se cadastrar com os auxílios de profissionais da Prefeitura na Biblioteca Municipal.

Déficit habitacional

A demanda reprimida por moradias populares em Pompeia aumentou muito nos oito anos de governo do ex-prefeito Oscar Yasuda. O motivo é o fato de a antiga administração não ter conquistado casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, com o governo federal, ou casas da CDHU, com o governo estadual.

Administrações anteriores, como a do ex-prefeito Álvaro “Vinho” Januário, se notabilizaram pelos números significativos na área da habitação. Três vezes prefeito, Vinho entregou em torno de 70 casas gratuitas do sistema embrião, no Jardim Primavera, construídas com recursos próprios, em 1993. No Jardim Olmira Pereira de Carvalho foram cerca de 288 moradias. No Odilon, houve a conquista de outras 62 casas documentadas junto à CDHU. Mais tarde houve a entrega de mais 373 casas no Jardim José Januário, além da compra e do sorteio dos 100 terrenos de Paulópolis.