Pompeia, quarta-feira, 10 de agosto de 2022 Telefone (14) 3405-1500

Assistência Social - Sexta-feira, 16 de Março de 2018

Divisão de assistência social entrega kits de café da tarde a idosos

Visitas são realizadas a idosos que moram sozinhos e têm o objetivo de estimular sua integração na comunidade

Divisão de assistência social entrega kits de café da tarde a idosos

A chefe da Divisão de Assistência Social, Leila Oliveira Oeda, iniciou uma série de visitas a idosos de Pompeia que moram sozinhos. As visitas são um exercício de sociabilidade que busca estimular a integração dos visitados com a comunidade. Nas visitas a equipe da Assistência Social também realiza a entrega de kits de café da tarde, que podem ser saboreados durante as conversas.

O brasileiro que nascia em 1940 vivia, em média, 45,5 anos; em 1970, 57,6 anos. Já o brasileiro nascido em 2006 tinha a expectativa de viver 72,3 anos, número que saltou para 75,8 em 2016. Porém, o diagnóstico da Assistência Social é que nossa sociedade não se preparou para esse crescimento. “Hoje em dia, a figura feminina, que antes era a encarregada de cuidar das crianças e dos idosos, passou a ocupar lugar de destaque no mercado de trabalho e o orçamento familiar depende do seu salário. Na própria família muitas vezes o idoso se sente deslocado”, comentou Leila.

Outro ponto considerado para a iniciativa é o fato de que pelo próprio envelhecimento o indivíduo costuma se retrair. Por isso, entre os objetivos específicos do projeto estão promover reuniões e/ou encontros entre idosos que moram sozinhos, estimular a participação em sociedade, promover encontros intergeracionais. “Vamos realizar visitas periódicas, para conhecer melhor essas pessoas, formar vínculos, dar apoio e ajudar esses idosos no que eles precisarem”, concluiu Leila.

Portal atualizado em: 10/08/2022 09:16:27