Cultura - Segunda-feira, 23 de Abril de 2018

Filha do fundador de Paulópolis visita obra do futuro Centro Cultural da vila

Filha do fundador de Paulópolis visita obra do futuro Centro Cultural da vila

A vila de Paulópolis contará em breve com um novo Espaço de Capacitação Profissional e Centro Cultural. Após reforma, o antigo prédio da Biblioteca Municipal da vila passará a receber aulas do ECAP e contará também com um memorial do fundador Paulo Vicente de Azevedo. Filha do pioneiro, Odila Maria Azevedo de Oliveira esteve com a prefeita Tina Januário e visitou as obras do futuro Centro Cultural, o CEMEI de Paulópolis (Centro Municipal de Educação Infantil) “Dr. Paulo Vicente de Azevedo”.

“É tão gratificante ver como a vila se desenvolveu e poder reencontrar amigos do passado. Lembro de quando meu pai projetou as três avenidas, uma das quais se tornou a SP-294, que corta Pompeia e Paulópolis”, comentou emocionada.

Odila visitou escola municipal que tem o nome do seu pai como homenagem

Outra grande emoção de Odila foi retornar à Estação Ferroviária de Paulópolis. “Aqui minha mãe descarregava as malas, juntamente com meus irmãos, quando voltávamos das viagens. A estação tinha uma sala de recepção espaçosa e depois daqui a última parada era em Tupã. Os nomes das ruas antigamente eram de escritores famosos nacionalmente e internacionalmente, e Paulópolis, por ter projeção urbanística moderna, era privilegiada ainda com um cinema”, complementa.

Filha de pioneiro também retornou à Estação Ferroviária, onde atualmente abriga a Subprefeitura

O Decreto nº 9775 de 30 de novembro de 1938 considerou Paulópolis como distrito de Pompeia, mas sua criação se deu pela Lei nº 2999 de 24 de junho de 1937. São 80 anos de história em 2018. “Gostaria de ter um memorial do meu pai e prontamente fui atendida pela prefeita Tina, que é bastante interessada no desenvolvimento humano e promoção social. Ela está apoiando o projeto que desenvolvo com ajuda da minha assessora Célia Gatti”, revela.

Hoje, Odila é curadora do Museu “Vicente de Azevedo” em São Paulo e membro da Funsai (Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga), com mais de 120 anos de história. Ao longo do ano, ela fará outras visitas a Pompeia até a conclusão do projeto do memorial de Paulópolis.

Odila Azevedo ao lado da prefeita Tina Januário, em Paulópolis