Cultura - Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017

Comemoração Japoneses no Brasil

A reunião tratou dos preparativos para a comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil

Comemoração Japoneses no Brasil

A nova diretoria da ACEP (Kaikan) esteve reunida com a prefeita Tina Januário na última semana para desejar um Feliz 2018, apresentar seu novo presidente, sr. Jorge Noboru Mizoguchi. Entre as pautas da reunião, esteve a comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, que deve ser marcada por uma série de atividades culturais e esportivas promovidas pela ACEP com o apoio da Prefeitura.

“O respeito e confiança conquistados nesses 109 anos se devem aos pioneiros que fizeram história, mas não podemos nunca nos esquecer das pessoas humildes que contribuíram para o nosso engrandecimento”, comentou o presidente do Comite Executivo da comemoração dos 110 anos Yoshiharu Kikuchi.

Segundo o vice-presidente Nelson Iwamoto, a nova diretoria do Kaikan, composta na sua maioria por sanseis (terceira geração), tem a difícil missão de manter e fazer com que a entidade represente e agregue a cultura, tradição, arte, culinária, esportes do povo japonês e de seus descendentes.

As atividades desenvolvidas pelo KAIKAN ao longo do ano incluem Karaoke (canto), Nihon gakko (Aula de Japonês), Etegami (pintura com imagem), Haiku (poesia tradicional), Seicho no ie, Bukkyo-kai (budismo), Odori (dança japonesa), Judô, Gateball, Tênis de campo e Futebol. Também participaram da reunião o Presidente do Gateball, Ayao Suzuki, e o Conselheiro Fiscal da ACEP, Mauricio Mitsuyoshi Iwamoto.