Obras - Terça-feira, 14 de Março de 2017

Prefeitura divulga balanço do trabalho realizado na Zona Rural

Prefeitura divulga balanço do trabalho realizado na Zona Rural

Apesar da chuva intensa em 2017 e início de 2018, os estragos registrados na zona rural de Pompeia são significativamente menores do que os observados nos últimos anos. A Divisão de Conservação de Estradas Rurais da Prefeitura Municipal comemora o fato de todas as pontes do município estarem trafegáveis, de modo que maiores prejuízos para moradores, agricultores e pecuaristas da zona rural não foram registrados em 2018. Segundo a prefeita Tina Januário, o trabalho de manutenção realizado no ano passado, com os investimentos preventivos na zona rural, tem seus efeitos notados agora.

“Quando assumimos, em janeiro do ano passado, tivemos que lidar com os problemas e a falta de manutenção deixadas pela administração passada e a zona rural sofreu com isso, porque as nossas pontes e estradas estavam em condições precárias e a frota sucateada limitava nossas ações. Já neste ano a situação é bem melhor graças ao planejamento e ao trabalho realizado durante todo o ano passado na reconstrução de pontes com estruturas reforçadas. Nossa equipe de conservação de estradas rurais está de parabéns pelo trabalho”, comentou a prefeita Tina.

Divisão de Conservação de Estradas Rurais atuando na Ponte da Estrada Municipal “Manoel Antonio”– sentido Vila Audênia, no Córrego São Luiz, em 2017 (Foto: SECOM)

Já o vice-prefeito José França, que acompanhou de perto e orientou o trabalho de manutenção e recuperação de estradas e pontes rurais, listou as obras realizadas destacando o fato de que hoje não existem pendências na zona rural. “Entre pontes, tubulões e cabeceiras realizamos cerca de 23 trabalhos de construção, recuperação e manutenção, desde o início do ano passado. Esse trabalho foi fundamental para que chegássemos hoje sem problemas na zona rural. Agora com nova motoniveladora conquistada pelo governo municipal, vamos conseguir cuidar ainda melhor das estradas por onde passam nossa produção, nossos estudantes e cidadãos. Gostaria de agradecer a todos que colaboraram. Ao Valotto e ao Rodrigo, representando nossa equipe de obras, aos proprietários rurais, a Fundação Shunji Nishimura pelas doações de eucalipto e à Rodojacto”, afirmou França.

França também explicou as mudanças no sistema de trabalho adotado para a conservação de estradas rurais. “Nós utilizamos eucaliptos mais grossos e amarração com ferragem muito mais resistente. Além disso, também diminuímos a altura de pontes e cabeceiras. Algumas pontes antes tinham até 4 metros, agora têm 2 metros. Com a cabeceira mais baixa, na maioria das vezes, a água passa sobre a ponte, mas não a leva”, acrescentou o vice-prefeito.

Pontes

1. Ponte na Estrada Municipal “Manoel Antonio”– sentido Vila Audênia, no Córrego São Luiz.
  2. Ponte de acesso aos poços artesianos - Fazenda Santa Josefina.
  3. Construção da ponte sobre o Córrego do Veado, na Fazenda Santa Laura. Antes as pessoas passavam pelo rio. A ponte é importante para o escoamento da colheita do amendoim, deslocamento de alunos e de gado.
  4. Reconstrução da ponte sobre o Córrego Jacutinga, na região da estrada Nelson Ferreira Coelho (Sete Casas). Importante para a circulação da produção de amendoim, leite e mandioca.
  5. Ponte sobre o Córrego Jacutinga, acesso à Vila Olinda, a 300 metros do Esquadrão da Vida. Segundo o responsável pelo setor, foram utilizados cerca de 250 caminhões de terra na obra.
  6. Ponte sobre o Ribeirão do Futuro, entre a Vila Audênia e o Quebra Coco. Importante para o deslocamento de estudantes, condução de gado e escoamento de produção de amendoim, mandioca e leite.
  7. Ponte sobre o Córrego Central. Sem manutenção, os tubulões se deterioraram e deixaram de dar vazão a água da chuva. Construiu-se uma ponte que aumentou muito a vazão – uma ponte de cerca de 7m de comprimento por 3,5m de altura.
  8. Ponte do Córrego Aurora. Região estava há cinco anos sem a ponte.
  9. Ponte sobre o Córrego do Mil Alqueires. Acesso a Chácaras Serra Dourada, sítios e residências. Também dá acesso a plantações de melancia, abóbora e fazendas de criação de gado.
  10. Ponte do Alambique, córrego Água Santa. Escoamento de amendoim e abastecimento dos produtores rurais.

Ponte do Córrego Aurora. Região estava há cinco anos sem a ponte (Foto: SECOM)

Ponte sobre o Córrego Central (Foto: SECOM)

Ponte sobre o Córrego do Veado, na Fazenda Santa Laura (Foto: SECOM)

Ponte sobre o Córrego Fiori recebeu melhorias e sinalização

Cabeceiras

1. Cabeceiras das 2 pontes da Jamaica – Paulópolis.
  2. Cabeceiras da ponte do Córrego do Veado.
  3. Cabeceiras da ponte sobre o Córrego Branco.
  4. Cabeceira da ponte sobre o Córrego do Fiori – Vicinal Tufic Baracat.
  5. Cabeceira da ponte sobre o Córrego Aurora, acesso ao aterro sanitário – Fazenda Patquel.
  6. Cabeceiras da Ponte Preta no sentido Vila Audênia.
  7. Cabeceira do Córrego do Futuro, sentido Gianini.
  8. Cabeceira da “Ponte Seca”, no bairro Quebra Coco, sentido Córrego do Sapo.

Cabeceiras das 2 pontes da Jamaica, Paulópolis, foram recuperadas

Tubulações

1. Tubos sobre a estrada Manoel Antônio, localização próxima ao sistema de tratamento de esgoto. Instalação de um tubo ARMCO de 2 metros de diâmetro por 6 metros de comprimento.
  2. Nove tubos de 1,2 metros de diâmetro na estrada Manoel Antônio, próximo a propriedade do Walter Chicarelli.
  3. Seis tubos de 60cm de diâmetro na estrada sentido da propriedade do Sr. Beraldo.
  4. Cinco tubos de 60cm de diâmetro na estrada sentido córrego do Jatobá.
  5. Tubo ARMCO de 2 metros de diâmetro por 6 metros de comprimento na Estrada do Morro Azul.

Substituição de tubulões foi parte importante do trabalho de conservação de estradas rurais (Foto: SECOM)