Desenvolvimento Urbano - Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Representantes de diversos setores da sociedade participam de reunião do projeto “Pompeia da Próxima Década”

Prefeita Tina Januário recebeu diretores de empresas, instituições de ensino, associações, líderes religiosos e vereadores, no último sábado (19)

A primeira reunião preparatória do projeto “Pompeia da Próxima Década” foi realizada na Câmara Municipal, no último sábado (19). Líderes de diferentes setores da sociedade e representantes do governo deram início a uma articulação que visa preparar o Município para o seu centenário. A iniciativa apresentada pela prefeita Tina Januário tem a intenção de aproximar colaboradores e promover parcerias em torno de agendas e políticas públicas que ajudem o Município a avançar de forma concreta em direção a um futuro de desenvolvimento e modernidade por meio do diálogo com a sociedade, sustentabilidade e bom emprego da tecnologia.

O encontro introduziu a discussão sobre temas como gestão estratégica e tecnológica, governança compartilhada e desenvolvimento sustentável, com destaque para alguns desafios como otimizar processos por meio de investimentos em organização e tecnologia, investir na colaboração digital e em novas formas de relação com a sociedade e assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis. A prefeita Tina Januário lembrou que Pompeia possui alguns planos municipais, como o Plano Municipal de Educação, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, e o próprio Plano Diretor, criado no ano passado – de caráter diagnóstico e normativo. “O projeto ‘Pompeia da Próxima Década’ deve ser um passo adiante, mais prático e menos teórico. A ideia dessa articulação com a sociedade é implementar programas que se tornem parte do cotidiano da população e que tenham efeitos práticos”, comentou.

O diretor da Jacto e professor da Fatec, Dr. Tsen Chung Kang, parabenizou a iniciativa do governo municipal e comentou o avanço do Município rumo a formação de um polo tecnológico, com estímulo à criação e desenvolvimento de start ups. Ele enalteceu a parceria entre a Prefeitura e a Faculdade de Tecnologia – FATEC “Shunji Nishimura”, que já tem permitido o desenvolvimento de soluções inteligentes para problemas reais da cidade, que logo estarão à disposição da população. Já o diretor do Senai, Prof. Ronaldo Sotrate Júnior, enalteceu a iniciativa do governo de dialogar e se articular com a sociedade. Ele lembrou que uma sociedade forte e mobilizada é fundamental para o avanço do Município. O diretor da Fundação Shunji Nishimura, Alberto Issamu Honda, também saudou a prefeita Tina pela iniciativa de envolver toda a comunidade em um projeto de longo prazo, compartilhando uma visão de futuro. Um dos representantes do Poder Público presentes a reunião, o Superintendente do DHS de Pompeia, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”, enfatizou a importância de que os presentes a primeira reunião se tornem multiplicadores da ideia, convidando mais colaboradores para as próximas reuniões.

Também participaram da reunião o diretor da FATEC, Prof. Dr. Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni; a diretora do Centro de Assistência Social Nossa Senhora de Fátima, Irmã Solange Machry; o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskine; representantes da Associação Cultural e Esportiva de Pompeia – ACEP; a Coordenadora do Polo Pompeia do Projeto Guri, Eloisa Cremon; representantes da cooperativa Sicred; a diretora da Câmara Municipal de Pompeia, Juliana Zanquetin Silva Chicarelli; os vereadores Rodolfo Marino, Adriana Borrasca, Carlos Rogério Barbosa e José Pereira; o Secretário Municipal de Planejamento, Rogério Monteiro de Barros; o responsável pela Secretária Municipal da Educação e Cultura, Adriano Nascimento; diretoras da rede municipal de educação; o responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Giovani Bertoni; o chefe da Divisão de Serviços Urbanos da Prefeitura, Cícero José dos Santos; a Chefe de Gabinete da Prefeitura, Helen Quintino; dentre outros cidadãos.