Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Secretaria do Meio Ambiente alerta sobre a proibição das queimadas em Pompeia

A população de Pompeia pode comunicar queimadas por meio dos telefones (14) 3405-1501 e (14) 99768-3274

Secretaria do Meio Ambiente alerta sobre a proibição das queimadas em Pompeia

O tempo seco e a baixa umidade relativa do ar são algumas das características climáticas da nossa região agravadas pelo inverno. Em função disso, um fenômeno indesejado passa a ser observado com frequência preocupante nessa época do ano: as queimadas. Perigosas, prejudiciais a saúde e ao meio ambiente, as queimadas são proibidas em Pompeia e os responsáveis podem ser penalizados. Além disso, a Brigada de Incêndio Municipal é treinada e mantida de prontidão para combater o fogo.

A população de Pompeia pode denunciar queimadas por meio dos telefones (14) 3405-1501 e (14) 99768-3274. É importante informar o endereço do local, um ponto de referência, a proporção do incêndio e se existem residências ou áreas livres próximas ao incêndio, com isso o deslocamento da Brigada de Incêndio Municipal é mais ágil.

Ainda que possam ter origem natural, a principal causa das queimadas é a própria ação do homem. Em Pompeia essa prática é proibida pela Lei nº 2.591, de 6 de maio de 2015, que estabelece multas que variam de cerca de R$ 60,00 a R$ 3.000,00 para os responsáveis por queimadas no perímetro urbano. Além do pagamento da penalidade, o infrator também é responsável por reparar os danos causados.

Segundo o chefe da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura, Giovani Bertoni, os meses com menor umidade relativa do ar requerem que a equipe esteja em constante estado de alerta, pois as chances de incêndio aumentam. O responsável pela pasta também comenta sobre os fatores que podem ajudar o cidadão a prevenir esta ação.

“A população deve evitar a utilização das queimadas para a limpeza de terrenos sobre quaisquer circunstâncias. Além de causar impacto ambiental relevante, a propagação da fumaça gerada pode fazer com que esse fogo tome proporções incontroláveis, e cause danos ao patrimônio do próprio gerador, e de terceiros. Para isso não acontecer, é fundamental utilizar os métodos corretos para a limpeza de terrenos e lotes, como as capinas e roçagens. Nessa época, fogos de artifício e bitucas de cigarro também são mais perigosos e podem desencadear queimadas”, alertou.