Educação - Quinta-feira, 21 de Junho de 2018

Crianças do berçário e do maternal I do CEMEI “Sonho” participam de sua primeira festa junina

Em 2018 a escola passou a atender crianças a partir de 1 ano com o berçário e o maternal I

O CEMEI “Sonho de Criança” promoveu uma atividade especial com as cerca de 20 crianças das turmas de berçário e maternal I da escola. Com a presença de familiares e com a participação ativa das professoras, as crianças dançaram pela primeira vez as músicas típicas de Festa Junina, interagindo numa confraternização de resgate das tradições interioranas e de valorização da cultura popular.

A diretora Cláudia Regina explica que o evento foi ainda mais importante por se tratar do primeiro ano em que a Escola atende crianças do berçário e do maternal 1. No berçário são atendidas crianças de 1 ano até 1 ano e 7 meses. Já no maternal 1, as crianças tem de 1 ano e 8 meses até 2 anos e meio. Cerca de 20 crianças dessas faixas etárias foram matriculadas na Escola neste ano. Além disso, em 2018 o CEMEI “Sonho de Criança” ganhou cinco salas, recebendo 60 crianças a mais em relação a 2017.

Para tanto também houve a contratação de novos professores por meio de concurso público e investimentos na estrutura da escola, medidas da administração da prefeita Tina Januário enfatizadas pela diretora Cláudia Regina.

Segundo o responsável pela educação municipal, Adriano Nascimento, como Pompeia já é referência regional em educação, um dos desafios dos gestores é identificar pontos em que o Município possa avançar ainda mais. Desse empenho em inovar e aprimorar o ensino municipal, surgiu a iniciativa de começar a atender crianças com menos de dois anos nas escolas municipais, um passo inédito. “O CEMEI “Sonho de Criança” ganhou um berçário onde os pequenos são assistidos por professores, e não monitores, como na maioria dos lugares. O resultado tem sido muito positivo. Aqui os nossos alunos, desde o berçário, recebem toda formação de base para o desenvolvimento pleno que favoreça o aprendizado em estágios avançados, quando chegarem ao Pré II e ao ciclo I do Ensino Fundamental. Nosso trabalho é para que esses alunos cheguem nesses estágios já prontos para a alfabetização e aptos a conseguirem bons resultados em avaliações externas como a ANA, que acontece agora no meio do ano. Ainda assim, também priorizamos o brincar, o lúdico. Nosso Município tem a proposta de desenvolver todas as habilidades previstas no currículo da Educação Infantil sem perder esse lado lúdico, da brincadeira, tão importante para as crianças”, comentou Adriano.

Na linha de frente da Educação, as professoras do berçário e do maternal I são preparadas para lidar com desafios específicos relacionados a pouca idade dos alunos. A pedagoga Marcela Nicolosi destaca o aspecto lúdico do processo de ensino e aprendizagem, essencial para o desenvolvimento cognitivo das crianças pequenas.

“O nosso desafio ao trabalhar com crianças nessa faixa etária é trabalhar muito o lúdico, incentivar toda a movimentação do corpo, incentivar a criança a desenhar, a falar, a andar, orientar o convívio deles com todos os amiguinhos da sala, o que é o início de todo um processo de aprendizagem que continua ao longo dos anos”, comentou Marcela.

Ainda segundo a professora do CEMEI “Sonho”, a preparação das aulas é feita com o acompanhamento das coordenadoras pedagógicas e o desenvolvimento dos alunos é avaliado diariamente com base no currículo da Educação Infantil, por meio de observação sobre a resposta aos estímulos. A participação dos pais é fundamental.