Educação - Quinta-feira, 19 de Julho de 2018

Prefeita Tina Januário lança curso gratuito de qualificação para jovens recém-formados

Cerca de 60 jovens já estão matriculados no curso de “Assistente Administrativo”, que terá aulas ministradas no prédio da UNIVESP

Jovens pompeianos recém-formados no ensino médio receberam das mãos da prefeita Tina Januário kits com material escolar completo e duas apostilas do novo curso de qualificação profissional oferecido pelo governo municipal. Os detalhes sobre o curso de “Assistente Administrativo” foram apresentados em reunião realizada hoje (19), no prédio do polo Pompeia da UNIVESP.

Trata-se de um curso de 60 dias de duração, com início no dia 20 de julho e término previsto para o dia 3 de setembro. Ao final do curso, os estudantes serão contemplados ainda com uma bolsa de R$ 650,00. As aulas serão ministradas no polo Pompeia da UNIVESP, em dois períodos – manhã e tarde. Além da prefeita Tina Januário, o Secretário Municipal de Administração, Adalberto Bento, o Secretário Municipal da Educação e o Vereador Café estiveram com os alunos matriculados.

Tina destacou que investir na juventude vai além de pensar em opções de lazer e cultura, sendo preciso ter atenção especial para a educação e a qualificação profissional, pensando principalmente nessa faixa etária, entre os 17 e os 20 anos, em que muitos ainda buscam o primeiro emprego.

“Estivemos duas vezes na Secretaria de Estado do Trabalho, em São Paulo, demandando esse curso, o qual tivemos a felicidade de conquistar com o empenho da nossa equipe, em especial o Adalberto e o Adriano. Quisemos priorizar a faixa etária que está em busca do primeiro emprego. Eu me lembro que, quando tinha apenas 10 anos, ainda morava em Quintana e fazia curso de datilografia em Pompeia, todos os sábados. Quando fui em busca do meu primeiro emprego, esse curso acabou sendo um diferencial e me ajudou a conquistar uma vaga em um banco, aqui em Pompeia. Capacitação, qualificação, faz toda a diferença. Por isso queremos que os nossos jovens tenham oportunidades de se preparar”, comentou Tina.
O secretário de Administração, Adalberto Bento, também enfatizou a importância do preparo para aqueles que vão concorrer a vagas no mercado de trabalho. “Meu primeiro emprego eu tive com 15 anos, justamente como Assistente Administrativo – na época chamado “Office Boy”, da Jazan. É um trabalho nobre, digno. A partir desse começo fui me esforçando e conquistando meu espaço na empresa onde permaneci por 30 anos. Para conseguir isso é importante ter caráter, disciplina, respeito e competência, mas além disso, o curso, a qualificação, com certeza é um diferencial.
Professor e responsável pela Educação Municipal, Adriano Nascimento fez questão de lembrar os alunos matriculados sobre a necessidade de se dedicarem ao curso de qualificação gratuito oferecido pela Prefeitura. “É um curso difícil, que vai exigir a dedicação dos alunos, a frequência e participação nas aulas também vai ser fundamental, de forma que aqueles que levarem a sério e aproveitarem essa oportunidade, terão uma grande vantagem na busca pela inserção profissional”, concluiu.