Educação - Terça-feira, 24 de Julho de 2018

Diretoras da Rede Municipal de Ensino participam de treinamento de liderança com foco na comunicação

Palestras foram ministradas pela psicóloga Cláudia Gomes da Silva Oliveira Bento

A Secretaria Municipal da Educação promoveu nos últimos dias uma série de treinamentos com foco na capacitação das diretoras da rede de ensino. Na última segunda (23), o treinamento ministrado pelas psicólogas Cláudia Gomes da Silva Oliveira Bento e Anay Gamero Costa ocorreu na própria sede da secretaria e teve como temas principais a questão da liderança e a importância da comunicação para o trabalho das diretoras de escolas. Segundo Cláudia, um dos objetivos dos encontros é auxiliar as participantes a entenderem como se colocar da melhor forma dentro do ambiente de trabalho, a lidarem melhor com as dificuldades que possam ter com os colaboradores, e assim melhorar o desempenho e estimular a dedicação dos profissionais.
“Como psicóloga de RH, eu acredito que o treinamento é fundamental para qualquer tipo de profissional, porque assim você se capacita, busca a cada dia o seu melhor, faz questionamentos, começa a direcionar o seu trabalho, que fica mais objetivo, mais límpido. Você passa a conhecer melhor suas necessidades. Além disso, a troca de experiências é muito edificante. Poder capacitar cada profissional que participa dessas reuniões é muito gratificante, porque há uma troca muito grande e de forma muito frutífera”, comentou Cláudia.
Além da ênfase no desenvolvimento das habilidades de liderança, o treinamento abordou o tópico da comunicação, que de acordo com Cláudia é uma “arte complicadíssima”. “Precisamos tratar da importância de se expressar com o maior grau de objetividade, com o mínimo de ruído, ambiguidades, imprecisões, o que é fundamental no trabalho delas”. Segundo a psicóloga, todos os aspectos da comunicação foram abordados, com espaço, inclusive, para reflexão sobre os novos meios, com o emprego da tecnologia para trocas mediadas.
“Sabemos que os smartphones, as redes sociais, os novos meios em geral são uma condicionante importante da vida em sociedade, o que inclui, sem dúvida, o ambiente escolar, a relação entre os alunos, a relação deles com o conhecimento e com a informação, e também sua relação com os professores, diretores e coordenadores. A sociedade está se modificando o tempo todo e nós precisamos aprender a lidar com o novo contexto, com as novas crianças, dessas novas gerações, com as novas ideias, o novo “lugar” do professor na sala de aula. O que nós percebemos foi a necessidade de trabalhar com o ser humano dentro do ambiente de trabalho dele, com colaboradores, com estagiários, com merendeiros, faxineiros. Ou seja, as interações no ambiente profissional, que são fundamentais para a qualidade da Educação Municipal. Os resultados têm sido muito satisfatórios”, concluiu a psicóloga.