Cultura - Segunda-feira, 30 de Julho de 2018

Cerimônia na Praça das Cerejeiras celebra os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil

Apresentação do grupo de Taiko “Kaminari Wadaiko” e a inauguração de uma nova placa alusiva aos 110 anos da Imigração abrilhantaram o evento

A prefeita Tina Januário, o vice-prefeito José França, secretários municipais, o vereador Rodolfo Marino e o ex-prefeito Álvaro “Vinho” Januário prestigiaram a solenidade de celebração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, realizada na Praça das Cerejeiras, no último sábado (28). O evento organizado pela Associação Cultural e Esportiva de Pompeia - ASCEP Kaikan, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, contou com a apresentação artística do grupo de taikô “Kaminari Wadaiko” de Tupã e foi marcada pela inauguração de uma nova placa alusiva aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

O Brasil abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de nikeis residentes em diversas cidades. As transferências de japoneses para o nosso país começaram em 1908, e neste ano completam 110 anos. Em Pompeia, a cultura nipônica é muito forte.

“Os valores da cultura japonesa, que continuam a ser cultivados, estiveram nas bases de experiências inspiradoras de homens e mulheres que marcaram a história de Pompeia, se tornando exemplos para os nossos jovens, por terem feito a diferença por meio do trabalho. A ACEP está de parabéns por preservar e difundir a cultura japonesa. A ACEP sempre foi destaque na área social, esportiva e cultural, divulgando o nome de Pompeia e revelando atletas em diversas modalidades como judô e gateball. Os undokais, enguekais e as tradicionais festas típicas japonesas sempre foram realizadas com sucesso, conquistando admiradores de todas as nacionalidades, alcançando o seu objetivo de proporcionar momentos de lazer e confraternização”, comentou a prefeita Tina.