Saúde - Quinta-feira, 23 de Agosto de 2018

Prefeita Tina Januário articula vinda de extensão do Hospital Beneficente Unimar para Pompeia

Após reuniões com Márcia Mesquita Serva, diretora do HBU, a prefeita de Pompeia apresentou a proposta para a diretoria da Santa Casa, que levou a solução para toda a comunidade, em reunião realizada no Rotary, na manhã desta quarta (22)

O Hospital Beneficente Unimar pode assumir a Santa Casa de Pompeia. Em reunião realizada na manhã desta quarta (22), no Rotary, a possibilidade foi apresentada pela própria diretoria da entidade ao público composto por autoridades e representantes da sociedade civil. Após detalhar o quadro precário das finanças da instituição, que atualmente atua com déficit mensal, em função da defasagem do valor repassado pelo governo federal por meio do teto SUS, congelado desde 2008, Lélio Afonso Costa, um dos diretores da entidade, comunicou a comunidade sobre a solução articulada pela prefeita Tina com a diretora do HBU, Márcia Mesquita Serva. A diretoria da Santa Casa reconheceu o empenho da administração municipal. Segundo cálculos, os repasses municipais em pouco mais de um ano e meio chegariam a quase R$ 2.500.000,00.

A prefeita Tina Januário fez uso da palavra para enfatizar seu compromisso de garantir qualidade de vida para a população de Pompeia por meio do pleno funcionamento da Saúde municipal, defendendo o salto qualitativo que representará contar com uma extensão do Hospital Beneficente Unimar.

“Estamos trabalhando muito para que a população tenha uma qualidade de vida cada vez melhor. Conversei com a Márcia Mesquita, que cuida do Hospital da Unimar, e ela aceitou dar continuidade na saúde de média complexidade de Pompeia, que hoje é feita pela Santa Casa. No meu entendimento, será muito bom para a população. Imagina um braço do Hospital da Unimar aqui em Pompeia, atendendo SUS e convênios, com mais médicos e mais equipamentos para atender o nosso povo. Estamos aguardando a Diretoria da Santa Casa aceitar essa parceria”, comentou a prefeita.

HBU - Marília

O projeto de parceria com o HBU prevê a manutenção dos funcionários que já atuam na Santa Casa, inclusive equipe médica. Segundo a prefeita Tina, a solução encontrada contempla os funcionários, que temiam uma possível demissão em massa, em caso de fechamento da Santa Casa de Pompeia.

Desde que assumiu, em janeiro de 2017, a administração da prefeita Tina Januário tem dado provas de seu compromisso com a causa da Santa Casa de Pompeia, auxiliando a entidade a enfrentar a grave crise financeira que a assola já há anos. Em abril de 2017, a gestão do ex-provedor Paulo César Garcia já apontava que problemas estruturais e uma dívida de R$ 2 milhões eram os principais desafios encontrados na entidade. Segundo ele, muitos fornecedores já não vendiam para a Santa Casa de Pompeia, por pagamentos que deixaram de ser realizados no passado. De fato, a entidade esteve à beira de fechar as portas já no início do ano e isso só não aconteceu graças ao socorro providenciado pela Prefeitura. A prefeita Tina Januário destacou a prioridade dada pela gestão municipal ao resgate da entidade, lembrando que em contexto de crise, deixou de investir em outras áreas para poder acudir a entidade e defendeu que agora é hora de uma solução mais ousada e definitiva para revolucionar a saúde de Pompeia.

“Os recursos que repassamos para a entidade poderiam ter sido utilizados em obras, para aquisição de veículos e máquinas, investidos no Esporte ou Lazer, por exemplo, mas priorizamos a Santa Casa, por sabermos da sua importância. Mas, infelizmente, os problemas são herança do passado e com o congelamento dos repasses do governo federal, defasados há 10 anos, precisamos pensar em alternativas inteligentes e ousadas para garantir o bom atendimento em saúde para a nossa população. Sempre defendemos a modernização da gestão da Santa Casa. É preciso mais transparência, mais abertura a participação do poder público. Não podemos só repassar recursos, sem poder ajudar a geri-los da melhor forma. Daí surgiu a ideia de uma parceria com o Hospital Beneficente Unimar e estamos muito animados pelo fato de a Márcia ter aceitado nossa proposta e estar disposta a fazer de tudo para que tenhamos em Pompeia uma extensão de um Hospital que é referência nacional. Acreditamos que dessa articulação pode surgir uma parceria público privada na Saúde que se torne referência para muitas cidades do país”, afirmou a prefeita.

A diretora do HBU estará em Pompeia novamente, amanhã, sexta-feira (24), para nova reunião com a prefeita Tina Januário.