Assistência Social - Quinta-feira, 30 de Agosto de 2018

Representantes da Prefeitura participam de Conferência promovida pela APAE

Mesa Redonda debateu os avanços e desafios da inclusão de pessoas com deficiência intelectual

Entre os dias 21 e 28 de agosto, atividades em todo o Brasil marcaram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Em Pompeia, um evento organizado pela APAE contou com a participação de representantes de diversos setores da sociedade com a proposta de refletir sobre os avanços e desafios da inclusão de pessoas com deficiência e de debater propostas práticas de políticas públicas de inclusão.

O tema proposto neste ano foi “Família e Pessoa com Deficiência Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas”. Compuseram a mesa da conferência o responsável pela Educação municipal, Adriano Nascimento, representando a Secretaria da Educação; as representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Camila Peloi e Valquíria Bonacina Schelschmidt; a Supervisora de Desenvolvimento Humano, Recrutamento e Seleção do Grupo Jacto, Roseli Vidoi; o vice-presidente da OAB, advogado Vagner Horio e a Assistente Social do Fórum de Pompeia, Walkiria Duarte Rodrigues.

“Ficamos felizes por todos os convidados terem aceitado participar da mesa. O debate foi muito valioso, suscitou muitas reflexões e propostas. Além disso, muitos representantes da sociedade e do poder público prestigiaram o evento, como o superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida” e a Gislaine Souza, uma das coordenadoras da autarquia. Também contamos com a participação da ETEC de Marília e de representantes de conselhos municipais como o CMDCA, da presidente Sandra Marinho, e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Sr. João Parpinelli. Também agradecemos a presença de professores, diretores e de representantes de empresas como a Jazan, que há 2 anos já contrata alunos da APAE para trabalho em meio período”, comentou Gisele Rodrigues Vilela Colabono, psicóloga e coordenadora do setor da saúde da APAE.

Segundo Gisele, um ponto importante a destacar é que os alunos da APAE estão preparados para trabalhar. “Nosso currículo pedagógico é adequado para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho e alguns têm uma preparação adicional, cursando o SENAI, por exemplo”. A representante do grupo Jacto, Roseli Vidoi, lembrou que em 2019 serão completados 10 anos desde que a primeira turma de alunos da APAE foi contratada em período integral pela Jacto, primeira empresa da cidade a dar esse importante passo rumo à inclusão.

“Podemos perceber com os relatos e as reflexões da mesa redonda que as leis estão avançando, o número de leis visando a inclusão está crescendo, mas do direito à prática ainda há uma lacuna. Por isso ainda existe uma luta de órgãos do direito e da sociedade organizada para fazer com que as leis se façam valer. A abertura das empresas para as pessoas com deficiência intelectual é muito importante para a inclusão, que também já está ocorrendo cada vez mais na área da Educação”, acrescentou Gisele.

Sobre a questão da inclusão por meio da Educação, o gestor municipal Adriano Nascimento destacou os avanços dos últimos anos. “Quando nós assumimos em janeiro de 2017, havia uma lista de espera com cerca de 18 crianças com deficiência aguardando para serem matriculadas na rede municipal de ensino. A administração passada não buscava a inclusão dessas crianças, mas nós mudamos esse quadro. Das 18 crianças, 13 já foram matriculadas na rede regular de ensino e estão sendo educadas por professores preparados, sensíveis e com total amparo da Secretaria Municipal da Educação e da Prefeitura Municipal. Então o avanço no sentido da inclusão é inegável. Destaco ainda o tratamento humano que nós damos para essas crianças, que têm suas emoções respeitadas e tratadas com carinho, sempre de forma igualitária”, concluiu Adriano.

A diretora da APAE de Pompeia, Nair Nakamura Sakuno, destacou as demais atividades realizadas durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. No dia 25 de agosto os alunos da APAE de Pompeia participaram da Olimpíada das APAEs em Marília, disputando nas categorias futebol e vôlei adaptado, na qual conquistaram o primeiro lugar. Antes, no dia 21 de agosto, os alunos da APAE receberam a visita dos jovens do S.I.M, Sistema de Integração de Menores, em uma interação saudável para ambas as entidades.