Cultura - Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018

Milhares de cidadãos prestigiam Desfile Cívico em Pompeia

Resgate da tradição e dos valores foi bastante elogiado pela população. Evento marcou a abertura das comemorações de 90 anos da cidade

Cerca de 3 mil pessoas prestigiaram o Desfile Cívico de abertura da Semana da Pátria realizado em Pompeia, no último domingo (2). O evento organizado pela Prefeitura Municipal, por meio de sua Secretaria da Educação e Cultura, contou com a participação das Bandas Marciais de Bastos e Marília, do Tiro de Guerra de Marília, da Orquestra “Júlio de Castro” de Tupã e do Grupo de Taikô Kaminari de Tupã, além dos alunos do Tempo Útil “Evelyn Cristiane Boyan” e da Fanfarra da Escola Cultura e Liberdade, de Pompeia.

Segundo a prefeita Tina Januário, foi um bonito resgate de uma importante tradição, deixada de lado nos últimos anos. “Foi muito bom ver tantas famílias reunidas nesse domingo de manhã para celebrar e cultivar valores essenciais para a nossa sociedade como patriotismo, união e disciplina. Agradeço a todos que compareceram, especialmente aos membros das bandas e fanfarras, ao Tiro de Guerra de Marília, ao grupo de Taiko Kaminari de Tupã, que participaram voluntariamente e abrilhantaram esse desfile cívico de abertura da Semana da Pátria na nossa cidade. Parabéns a todos! E aguardem, porque em 2019 iremos realizar um desfile ainda maior e mais bonito, com a participação das crianças da nossa rede municipal”, celebrou Tina.

O grande público que acompanhou as atrações com empolgação também exaltou a iniciativa do governo municipal de retomar a realização de desfiles na cidade. O cidadão Edmar Guimarães Corrêa levou toda a família para a rua Senador Rodolfo Miranda.

“Na minha época de infância eu gostava muito de participar, de desfilar, e hoje eu venho trazer os meus filhos. Eu tenho um filho de 6 anos, o Miguel, e uma menina de 4, a Mariana. Esse é o primeiro desfile de que eles participam e estão encantados com as fanfarras, com o Exército que desfilou. Com certeza isso desperta neles o civismo e o patriotismo e desde pequenos vão aprendendo a cultivar as coisas do bem. Isso está faltando para o Brasil. Muitas coisas boas da nossa época de criança estão sendo abandonadas e por isso é muito bom ver a Prefeitura trabalhando para resgatar isso aqui em Pompeia”, comentou.

Isabela, de 6 anos, e Rafael, de 3, filhos de Érica Cássia de Oliveira, também participaram de um desfile cívico pela primeira vez nesse domingo. “Fazia muito tempo que eu não participava de um desfile cívico aqui em Pompeia. Estou muito feliz de estar aqui hoje prestigiando esse evento. Para mim e para a minha família está sendo muito gratificante. Trouxemos nossos filhos para ver esse desfile. Eles estão super animados, muito felizes. A Isabela tem 6 anos e o Rafael tem 3. Esse é o primeiro desfile dos dois e está sendo muito bacana ver que eles estão curtindo bastante. Cada fanfarra que passa é um brilho no olhar deles e a gente como pai e mãe tem que participar junto com eles. As tradições precisam ser resgatadas, principalmente para a educação deles, essas crianças precisam crescer como patriotas, brasileiros de bem”, comentou Érica Cássia de Oliveira.

Nascida em Pompeia e ex-aluna da EMEF “Grupão”, a dona Geni Gonçalves de Oliveira celebrou o retorno dos desfiles de que participa desde a década de 60.

“Fazia tempo que não havia esses desfiles, o que era uma pena, porque é uma coisa muito bonita. Estou muito feliz que essa tradição tenha sido resgatada. É um prazer para todos nós pompeianos estar aqui prestigiando esse evento. Era necessário ter isso de novo. Eu nasci em Pompeia, estudei no Grupão e sempre desfilei”, comentou.

O marido de Geni, sr. Sérgio Campos Pereira, também vibrou com o retorno dos desfiles. “Que beleza! Pompeia merecia isso. Nós participamos muito no passado. A administração da prefeita Tina está de parabéns por resgatar a tradição dos desfiles. Hoje é um prazer ouvir e assistir esse desfile maravilhoso. Parabéns, Pompeia! O Brasil precisa muito disso”, finalizou.