Administração - Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019

Prefeitura de Pompeia renova parceria com CIEE e investe na promoção de empregos para jovens aprendizes

Atualmente, 31 jovens de Pompeia estão inseridos no mercado de trabalho por meio do programa. Prefeitura de Pompeia é a única da região a manter essa parceria com o centro de integração e as empresas

A Prefeitura de Pompeia e o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) firmaram uma nova parceria em torno do programa “Jovem Aprendiz”, que contempla dezenas de estudantes da cidade. Jovens contemplados pelo projeto estiveram com a prefeita Tina Januário nesta terça-feira (15). De acordo com uma das responsáveis pelo programa, Mari Martinelli, a unidade do CIEE em Marília coordena dezenas de municípios sendo que a Prefeitura de Pompeia é a única da região a manter essa parceria com o centro de integração e as empresas. A estimativa da prefeita Tina Januário é que ao longo da gestão o investimento da Prefeitura no programa Jovem Aprendiz chegue a cerca de R$ 160 mil.

O objetivo do projeto é auxiliar jovens que muitas vezes não têm oportunidades a conquistarem o primeiro emprego. “É um programa que tira a juventude das ruas e promove a qualificação profissional. As empresas da cidade são estimuladas a contratarem esses jovens, devido ao subsídio da Prefeitura. O salário de muitos desses jovens que estão tendo essa experiência profissional nas empresas de Pompeia é custeado pelo investimento da Prefeitura no programa”, sublinha Mari.

O programa oferece cursos realizados em parceria com a Prefeitura e a experiência prática ocorre dentro das empresas. Para colaborar com o sucesso profissional dos egressos, o CIEE mantém um cadastro dos jovens que passam pelo programa e disponibiliza os currículos atualizados em um banco de dados online, caso haja interesse de empresas para a contratação. Segundo a supervisora Mari, os egressos do “Jovem Aprendiz” costumam ter bom desempenho no mercado de trabalho. “Eles não param. Estão sempre avançando e ascendendo profissionalmente”, concluiu.

A Prefeita Tina Januário reconheceu a importância do projeto e ressaltou que o investimento na capacitação dos jovens será priorizado pela nova gestão, apesar dos muitos desafios desse início de mandato. “Vamos sempre investir em educação e capacitação porque queremos melhorar a vida das pessoas e sabemos que quando nossos jovens avançam, eles contribuem para o desenvolvimento da cidade. Investimentos mais de R$ 3 mil por mês no Programa ‘Jovem Aprendiz’ e vemos o resultado, porque experiência é fundamental no mercado de trabalho e estamos proporcionando isso para os jovens de Pompeia”, afirmou a Prefeita.

Para a jovem Ketlin Pereira, o programa é maravilhoso e permite que os jovens sonhem com um bom futuro profissional. “Se a pessoa tem interesse de aprender e age com responsabilidade e dedicação, ela alcança seu objetivo”, comentou. Já a aprendiz Isadora Oliveira considera que a capacitação permite ampliar os horizontes e enxerga no programa uma grande oportunidade de crescer profissionalmente. “Esse investimento que a prefeita Tina realiza por meio do programa é essencial, porque abre portas e nos prepara para avançar no mercado de trabalho”, afirmou.