Educação - Terça-feira, 16 de Abril de 2019

Música é diferencial na grade curricular da rede municipal de Pompeia

Alunos da EMEF “Grupão” participam do projeto ‘Esse Som É PVC’ no contraturno escolar

Música é diferencial na grade curricular da rede municipal de Pompeia

Na EMEF “Grupão”, cerca de 200 alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental têm aulas de música todas as segundas-feiras. Com o sucesso das aulas, no início do ano passado surgiu o projeto de extensão ‘Esse Som É PVC’, com aulas e ensaios no contraturno escolar. Nesta segunda (15), uma banda de 12 alunos, regida pelo professor Augusto Botelho Campos fez sua primeira apresentação para pais e responsáveis.

“Montamos essa apresentação com cinco músicas propostas pelos próprios alunos para que os familiares e amigos possam ver a evolução deles. Uma das músicas é “Ora Bolas” do Palavra Cantada, outra é “Baby Shark”, uma música em inglês que gruda na mente. Todos da banda cantam e tocam. Eles mesmos quiseram apresentar essas músicas, criaram os arranjos, colocando nas músicas as influências das músicas que eles gostam de ouvir. Em “Baby Shark”, a voz da vovó, que é mais grave, eles tiveram a inteligência de fazer com o tubo de PVC, enquanto a voz da criança, que é mais aguda, é tocada com o Glockenspiel (instrumento musical melódico e percussivo que emite sons como de sinos)”, conta o professor de música Augusto Botelho.

O coordenador municipal da Educação, Adriano Nascimento, prestigiou a apresentação e comentou os resultados positivos do projeto. “Nenhum outro Município da região tem professores efetivos de música, aulas de música na grade curricular e projetos de extensão como este. Nossas três EMEFs têm professores efetivos dando aulas de músicas. E é um investimento que está dando certo e que tem tudo para fazer com que a nossa Educação continue se destacando cada vez mais. Aqui no “Grupão”, esse projeto de extensão começou no ano passado com uma proposta que fizemos ao professor Augusto, que sugeriu a ideia de trabalhar com instrumentos reciclados. Estamos bastante satisfeitos com o resultado. Temos visto que os alunos da banda se tornam mais concentrados, conseguem desenvolver melhor os conteúdos ensinados em sala de aula”, comentou o coordenador municipal da Educação, Adriano Nascimento.

O professor Augusto Botelho explica que a rotina de ensaios no projeto de extensão é diferente das aulas regulares. A cobrança é maior e o trabalho mais intenso para que as crianças desenvolvam tanto a criatividade, quanto a técnica para dominar os instrumentos e executar um repertório variado. “O processo é didático. Cada uma das peças musicais surgiu de algum exercício que passei, um rítmico, outro de memorização, e assim por diante. Aí, vão surgindo as variações que eles mesmo propõem. Pegam uma ideia dali, outra daqui, com base nas referências deles, na cultura deles. Vamos somando as ideias e construindo o arranjo juntos. Eu dou o ponto de partida e depois vou aparando as arestas, para eles entenderem como funciona o arranjo, a forma e a estrutura da peça. Mas, eles são ativos em todo o processo”, comentou Augusto.

Para o músico e pedagogo, a emoção trazida pela música pode ter papel importante no processo de ensino e aprendizagem. “Quando você se emociona aprendendo, você consegue ver significado naquilo, aquilo te marca mais, então você extrai conhecimento. Além disso, a música ensina a gente a ouvir. Metade da música é silêncio, e nesse silêncio você aprende a ouvir o outro. Tocar junto proporciona essa habilidade, você tem que tocar ouvindo o colega, na música precisamos estar sempre juntos, é uma cooperação”, concluiu.