Educação - Quinta-feira, 27 de Junho de 2019

Programa “Judô na Escola” inclui ensino da arte marcial no cronograma de aulas da rede municipal de Pompeia

Alunos do Pré II do CEMEI “Maria Stella de Carvalho Lacombe” tiveram suas primeiras aulas de judô com o Sensei Kanefumi Ura nesta semana, graças ao novo programa “Judô na Escola” que começou a ser implementado em Pompeia por meio de parceria entre o Instituto Kodokan do Brasil, a ACEP/Kaikan e a Prefeitura Municipal. O programa se baseia em um Memorando de Cooperação na área da Educação Física entre o Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciências e Tecnologia do Japão e o Ministério do Esporte do Brasil, tendo em mente a sucessão dos Jogos Olímpicos "do Rio para Tóquio". O objetivo do programa é introduzir o esporte com a atenção voltada ao aspecto da educação humana do Judô, arte marcial que tem origem no Japão e é amplamente enraizada no Brasil.
“O foco desse projeto é atuar junto com as escolas para ajudar por meio da arte marcial a formar crianças mais disciplinadas, cultivando valores como respeito, obediência, humildade, enfim. Aqui no Judô, expressões como “obrigado”, “por favor” e “desculpe” são fundamentais. Além disso, elas aprendem a falar algumas coisas em japonês. As crianças, daqui uns 6 meses, se continuarem firmes aqui, vão falar muito bem o japonês, porque elas decoram muito rápido. Além disso o projeto é importante porque no judô trabalhamos o físico e a mente, os dois interagem muito, não adianta querer chegar e derrotar os adversários com força bruta, é preciso pensar bem, raciocinar, ter concentração, uma mente focada. Então por meio do Judô a criança vai ficando esperta, como se diz. Nesse processo, a participação dos pais ajuda muito. Quanto mais presentes os pais, melhor será o desenvolvimento da criança e do atleta”, comentou o Sensei Kanefumi Ura, o “Kane”.

Crianças e adolescentes mais velhos que queiram se dedicar ao judô de maneira mais competitiva também têm a opção de se matricular no Projeto Judô em Ação, que tem dezenas de atletas de 6 a 18 anos, sendo muitos federados e medalhistas de campeonatos importantes. Os alunos recebem treinamentos físicos e técnicos, com aulas no período da manhã e da noite, às terças, quintas e sextas. A participação no projeto é totalmente gratuita. Materiais necessários à prática do esporte, como os quimonos, são cedidos pela Prefeitura. Interessados podem se matricular procurando a Academia do Projeto Judô em Ação às terças ou quintas-feiras, a partir das 18h, munidos de cópias de RG, CPF e certidão de nascimento. Mais informações pelo telefone 34051539.