Cultura - Quinta-feira, 11 de Julho de 2019

Acep/kaikan realiza 63ª edição do Undokai em Pompeia

Prefeita Tina, vice França e vereadores Café e Rodolfo prestigiaram o evento

Foi realizado no último domingo, dia 7 de julho, o 63° Undokai, tradicional gincana esportiva Nipo-brasileira. O evento aconteceu no “Campo do Japonês” e reuniu dezenas de famílias. O presidente da Associação Cultural e Esportiva de Pompeia, Jorge Noburu Mizogushi, frisou que o evento é realizado com muito carinho e entusiasmo, com o objetivo de confraternizar e integrar a comunidade.

Com um público de aproximadamente 600 pessoas, o evento contou com diversas atividades esportivas e culturais incluindo corridas, cabo de guerra, danças folclóricas entre outras. Muitas autoridades também prestigiaram o evento como a Prefeita Municipal, Tina Januário, o Vice-Prefeito, José França, o Vice-Presidente da ACEP. Hiroshi Mimura, o Presidente da Câmara Municipal, Marcio Rogério Caffer, o Vereador Rodolfo Marino e o Superintendente da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Alberto Honda, além do Gerente do Banco Bradesco, Vander Ducati.
A prefeita Tina Januário ressaltou como a imigração japonesa auxiliou no desenvolvimento da cidade e a importância de comemorar esse evento. “Pompeia tem uma comunidade muito unida e atuante. Os valores da cultura japonesa, que continuam a ser cultivados, estiveram nas bases de experiências inspiradoras de homens e mulheres que marcaram a história da nossa cidade, se tornando exemplos para os nossos jovens, por terem feito a diferença por meio do trabalho. A ACEP está de parabéns por preservar e difundir a cultura japonesa. É uma satisfação para a administração municipal apoiar a iniciativa desse evento”, disse.

O Brasil abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de nikeis residentes em diversas cidades. As transferências de japoneses para o nosso país começaram em 1908, e neste ano completam 111 anos. Em Pompeia, a cultura nipônica é muito forte, contando inclusive com a Associação Cultural Esportiva de Pompeia, a ACEP/KAIKAN, que com o apoio da Prefeitura, o aniversário da imigração japonesa, durante os meses de junho e julho foram celebrados com muita Festa.