Assistência Social - Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019

ECAP de Pompeia oferece curso de culinária às terças-feiras

Aulas são ministradas pelo chef José Eduardo e acontecem das 19h30 às 22h, na Arena

Dentre os diversos cursos gratuitos oferecidos pelo Espaço de Capacitação Profissional da Prefeitura de Pompeia, um dos mais requisitados é o de culinária, ministrado pelo chef José Eduardo. As aulas acontecem semanalmente, às terças-feiras, entre 19h30 e 22h e o novo módulo que acaba de ser iniciado nesse segundo semestre já tem 26 alunos matriculados. Os alunos destacam o dinamismo das aulas que têm enfoque bastante prático. Segundo o professor José Eduardo, o curso tem aberto portas de trabalho para muitos alunos.

“Vários alunos que se formaram aqui agora trabalham como cozinheiros, alguns têm estabelecimentos onde vendem salgados, doces e bolos. Outros também investiram no ramo da comida caseira para marmitas e ficamos felizes por ver que estão indo muito bem, obtendo renda com o trabalho e tendo satisfação profissional. O foco do nosso curso é justamente prepará-los para isso. Nossas aulas são sempre práticas. Busco ensinar aquilo que eles de fato querem aprender, com receitas que estão em alta, com bastante procura, porque assim eles terão mais facilidade para atrair clientes e se inserir no mercado. O que eu sei, eu ensino, sem esconder nenhum segredo e o resultado tem sido ótimo”, contou o professor José Eduardo.

A aluna Danielle de Barros, que começou o curso no início do ano, destaca a variedade de receitas ensinadas pelo professor que busca atender sugestões dos alunos. “Hoje nós vamos aprender o bolo ‘Red Velvet’ que está na moda e todo mundo do curso estava pedindo. Várias receitas que aprendemos aqui fazem muito sucesso, como a dos brigadeiros gourmet. Isso ajuda várias pessoas que fazem da venda de doces e salgados uma fonte de renda”, comentou a aluna Danielle, que também destacou o cuidado com o manuseio dos alimentos. “Por questões de higiene usamos toucas, jalecos, temos que vir sempre com as unhas cortadas, sem esmalte e em alguns casos usamos até luva”, finalizou.

Outra aluna confirma o sucesso das receitas ensinadas pelo professor e enaltece a experiência e o conhecimento do chef de cozinha contratado pela Prefeitura de Pompeia para ministrar o curso. “Estamos gostando bastante, o professor é muito bom, tem didática e muito conhecimento para transmitir. Estamos aprendendo muitas coisas diferentes, o que o professor ensina na aula não aprendemos em outros lugares. Dentre as receitas de sucesso destaco o lanche “Bauru”, que fiz na minha casa e todo mundo gostou, a torta de sardinha, o peixe no forno e o suflê, mas estamos sempre aprendendo receitas novas, o curso é bastante dinâmico”, destacou Luana Picinelli.