Saúde - Terça-feira, 29 de Outubro de 2019

Saúde em Dia: DHS de Pompeia agiliza atendimentos e zera fila por exames de imagens

Investimento é de cerca de R$ 1,2 milhão anuais em convênios com instituições de referência da região

Por meio de parcerias com clínicas e hospitais de referência, como Clínica Imagem e Hospital Beneficente Unimar (HBU), o governo de Pompeia tem conseguido atender com agilidade a demanda da população por exames e consultas. Até janeiro de 2017, mais de 2000 cidadãos de Pompeia aguardavam na fila de espera por esses serviços. Hoje, a fila está praticamente zerada.

Em 2018, foram realizados mais de 8700 exames de imagem. Neste ano, nos últimos 2 meses, o número de ultrassons, endoscopias, tomografias e ressonâncias realizadas chegou a 560, sem contar raio X e mamografias. A demanda por esses exames foi totalmente atendida. O investimento anual do Município com os convênios para a realização de exames é de cerca de 1 milhão e 200 mil reais.

Para a prefeita Tina Januário, melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população é prioridade do governo. “A realização rápida desses exames é fundamental porque quanto mais precoce o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento. Facilitar o acesso da população aos exames, por meio de parcerias com essas clínicas, é o que procuramos fazer desde os primeiros meses do nosso governo, porque tínhamos o compromisso de reverter uma situação muito ruim que herdamos da administração passada, que eram as filas enormes, com mais de 2 mil pessoas aguardando por exames e consultas. Quem tem planos de saúde, muitas vezes não percebe a importância desse investimento que fazemos, mas quem é atendido pelo SUS é o que mais sente a diferença quando proporcionamos esses exames muito mais rápidos, por meio dos convênios”, comentou.

De acordo com o superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”, esses números refletem o esforço da atual gestão em honrar o compromisso firmado com a população de oferecer serviços de melhor qualidade e cada vez mais humanizados. “Deixamos de depender apenas do SUS, e com isso, diminuímos as filas de espera, zeramos algumas delas e agilizamos os atendimentos de retorno. Essa sistemática da atual gestão do DHS é sustentada por recursos próprios destinados pela Prefeitura Municipal para o custeio da nossa Saúde, uma vez que as clínicas conveniadas, prontamente têm atendido às solicitações dos médicos da nossa equipe”, completou.

CLÍNICA IMAGEM E SANTA CASA

Desde julho de 2019, um dos maiores centros de diagnósticos de imagem da região, cujos serviços e tecnologia eram oferecidos até então apenas em Tupã, chegou a Pompeia com salas de exames e recepção modernas, bem equipadas e climatizadas. A sala de espera, por exemplo, conta com atendimento por senhas, televisores e novos banheiros, mas o principal é que a parceria com a Clínica Imagem intermediada pela prefeita Tina Januário, o Superintendente Pida e o provedor Edson Basílio trouxe para a Santa Casa de Pompeia aparelhos de ponta para exames de mamografia, ultrassons e raio-x.

“É uma verdadeira revolução na saúde municipal. A vinda da Clínica Imagem agiliza a entrega de resultados de exames, com imagens em alta resolução e diagnósticos rápidos”, declarou “Pida”. Com a parceria e a chegada da Clínica Imagem, a Santa Casa de Pompeia passou a contar com novos profissionais, como radiologistas e Imaginologista, oferecendo acompanhamento em tempo real que agiliza a emissão de laudos e resultados de exames.