Assistência Social - Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2019

Cerca de 200 alunos do ECAP concluem cursos e recebem certificados

Espaço de capacitação profissional oferece 13 cursos gratuitos para a população de Pompeia

Centenas de pessoas compareceram ao salão do clube JK na noite de ontem (3) para a formatura das turmas de 2019 do Espaço de Capacitação Profissional de Pompeia, o ECAP. Formandos dos 13 cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, receberam seus certificados das mãos da prefeita Tina Januário. Outras autoridades, como o vice-prefeito, José França, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marlene França, a chefe da Divisão de Assistência Social, Cláudia Gomes Bento, o Presidente da Câmara Municipal, Marcio Rogério Caffer “Café”, e os vereadores Rodolfo Marino e Adriana Borrasca, compareceram a cerimônia.

Os professores Reinaldo, José Eduardo, Ivone, Beth, Eliana, Maria de Jesus, Rute, Ana Cassaro, Vitor, Tereza Amélia e Eliane Faccioli também participaram da entrega dos certificados. A prefeita Tina Januário destacou as habilidades e o currículo dos profissionais e motivou os alunos a continuarem aproveitando as oportunidades de capacitação.

“Vocês estão de parabéns pela disposição, por terem se esforçado para dar esse passo importante, por acreditarem e investirem tempo e energia nesse propósito de aprender uma profissão, buscando novas oportunidades de trabalho e fontes de renda. Aproveitem, continuem estudando. Os professores são ótimos, os cursos são gratuitos e muitos ex-alunos têm alcançado seus objetivos após se formarem, o que mostra que o esforço está sendo recompensado”.

Tina também apontou como o aprendizado e a busca pelo conhecimento proporcionam satisfação pessoal e motivam pessoas de todas as idades.

“A dona Maria Luiza tem 63 anos, é moradora do Jd. Olmira Pereira de Carvalho, tem seis filhos e passou por várias provações nessa vida. Ela se inscreveu nos cursos do ECAP, se formou em crochê e bordado. Além disso, é uma das alunas da nossa Escola Municipal de Informática. Aprendeu tanto e gostou tanto de utilizar o computador que acabou de comprar um notebook. Hoje nós vemos a dona Maria Luiza mais feliz, animada, ativa. Ela nos disse que o ECAP mudou a sua vida, e isso é muito gratificante”, acrescentou a prefeita.

A procura pelo ECAP tem sido crescente nos últimos anos e a inserção dos egressos no mercado de trabalho é bem avaliada pela Secretaria de Assistência Social, que planeja novos investimentos no programa para o ano que vem.

“Pessoas de outras cidades se espantam quando falamos das oportunidades que oferecemos aqui em Pompeia com projetos como o ECAP. ‘Que cidade é essa?’, me perguntam. É a cidade que tem a melhor saúde da região, educação de ponta. Cidade limpa, linda, organizada. Cidade que investe nas pessoas, desde o nascimento, até a vida profissional. Sou grata por tudo que Pompeia nos proporciona. E fico feliz por saber que estamos evoluindo e vamos avançar ainda mais. Em 2019 teremos novidades no ECAP, inclusive estamos estudando com a prefeita Tina a possibilidade de investirmos em uma nova sede para o projeto, que ficaria muito bem localizado ali próximo ao CRAS”, discursou a chefe da Divisão de Assistência Social, Cláudia Bento.

Apresentação das bailarinas de Ballet e Jazz Juvenil do Projeto Maná Arte & Dança abrilhantou o evento

Os cursos gratuitos oferecidos pelo ECAP de Pompeia são os de Bordado, Cabeleireiro, Crochê, Manicure e Pedicure, Patch Aplique, Pintura em Tecidos, Culinária, Reciclarte, Escova e Corte, Barbearia e Etiqueta. As aulas acontecem semanalmente com carga horária de 12 horas por mês. Mais informações pelo telefone: 3452-6117.