Administração - Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2019

Prefeita Tina doa terrenos e Centro de Diagnóstico Oncológico se instalará em Pompeia

"Esse projeto vai salvar vidas", exalta a prefeita Tina

A prefeita Tina Januário recebeu na tarde desta quarta-feira (18) a visita do grupo Amigos do Centro de Oncologia de Marília. Na reunião, que também contou com a participação dos vereadores Marcio Rogério Caffer e Rodolfo Marino, a prefeita oficializou a doação de dois terrenos para a construção de um Centro de Diagnóstico Oncológico em Pompeia. O Decreto de doação dos dois terrenos foi entregue em mãos para o Presidente da Associação Amigos do COM, Dr. Léo Pastori, que também recebeu a matrícula da área.

O objetivo é que o trabalho seja iniciado com um Centro de Diagnóstico Oncológico de ponta que atenda pacientes do SUS de toda a região, com a realização de ultrassom, mamografia e biópsia num único dia, encurtando o tempo de diagnóstico e diminuindo a mortalidade do câncer. No futuro, o projeto é que o Centro de Diagnóstico evolua para um Hospital de Oncologia.

“Saúde é prioridade para nós e temos essa afinidade com a área há muitos anos, inclusive com uma experiência muito boa à frente do DHS de 2005 a 2008. Essa afinidade com a área da saúde foi importante para que eu tivesse a sensibilidade de tomar a iniciativa de oferecer um terreno e convidar os Amigos do COM a se instalarem em Pompeia, após a palestra do Dr. Léo Pastori no encerramento da Campanha Outubro Rosa, no Instituto Chieko Nishimura. Estive no evento a convite da Márcia Nishimura e da organização Árvore da Cidadania, que faz um trabalho maravilhoso em conjunto com os Amigos do COM. Tivemos outros contatos depois e felizmente oficializamos a doação, o que é um passo importante. Eles já possuem um projeto para a construção do prédio e os planos são excelentes, é algo que vai contribuir muito para a Saúde de Pompeia e região. Esse projeto vai salvar vidas! Por isso não poderíamos perder essa oportunidade de apoiar a iniciativa e trazer para Pompeia esse Centro de Oncologia”, comentou a prefeita Tina.

Presidente da Associação de Amigos do Centro de Oncologia, o Dr. Léo Pastori destaca que uma das maiores clínicas de oncologia do mundo está localizada em uma cidade do porte de Pompeia – Rochester, nos Estados Unidos. Segundo ele, o apoio da Prefeitura de Pompeia será fundamental para diminuir o impacto do câncer na região. O Centro de Oncologia investirá inicialmente no diagnóstico do câncer de mama e do câncer de pele, passando depois a realizar o diagnóstico de outros tipos de câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, uma em cada oito mulheres vai apresentar Câncer de Mama ao longo de sua vida. Quando o diagnóstico é precoce, a chance de cura se torna superior a 90%

“Nós protocolamos documentos reivindicando esse apoio para prefeituras de outras cidades, oito vezes, até que aconteceu de encontrarmos a prefeita de Pompeia no encerramento da campanha Outubro Rosa, no Instituto Chieko Nishimura. Ela assistiu à nossa palestra e, sem que tivéssemos pedido, nos perguntou: ‘vocês gostariam de instalar esse Centro de Oncologia aqui em Pompeia?’ Nós dissemos que sim e ela disse que faria de tudo para que isso se concretizasse, como realmente ocorreu”, comemorou o Dr. Léo Pastori.

Voluntárias da Associação de Amigos do COM, como a senhora Maria Madalena Colombo Abdo, compartilharam experiências da luta contra o câncer, durante a reunião, e celebraram a conquista do terreno para a instalação do Centro de Oncologia.

“Eu conheci o Amigos do COM através da minha irmã, que passou pelo câncer primeiro. Quando eu descobri o meu, depois que fiz a cirurgia e tive que ficar um período em casa para cuidar de mim, comecei a frequentar as reuniões dos Amigos do COM e lá nós recebemos todo o suporte. Temos o Dr. Léo Pastori, a enfermeira Bruna, a psicóloga e outros profissionais e voluntários da saúde que ajudam muito passando conhecimentos sobre a doença, experiências e aconselhamentos. Isso ajuda muito a passar bem por esse processo todo”, comentou Maria Madalena.

Com o terreno à disposição, a Associação de Amigos do Centro de Oncologia já trata de parcerias para a construção do prédio, que deve ter início no próximo ano. Interessados em participar podem conhecer mais sobre a Associação por meio do site amigosdocom.org.br.