.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda à sexta das 9:00 às 16:00 horas

Saúde - Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Governo Municipal conquista ambulância do SAMU para Pompeia

Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funcionará 24 horas, sete dias por semana e o serviço é gratuito. Ambulância é a mais bem equipada da história de Pompeia


Governo Municipal conquista ambulância do SAMU para Pompeia

Uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) irá começar a funcionar em Pompeia. A gestão da prefeita Tina Januário já adquiriu a ambulância especial que será direcionada por uma equipe médica, tripulada por um condutor-socorrista e por um técnico em enfermagem e que em breve passará a realizar socorro médico em casos de urgência e emergência na cidade. O SAMU é um serviço gratuito ao cidadão, que funciona 24 horas, sete dias por semana, disponível pelo telefone 192.

“É uma grande conquista para a nossa cidade, algo que nos deixa muito felizes. Uma base do SAMU colocada inteiramente à disposição da população, 24h por dia, não é para qualquer município. E nós já temos uma frota renovada, com 3 novas ambulâncias e uma UTI móvel, agora estamos recebendo essa viatura do SAMU, a mais equipada da história de Pompeia, avançando ainda mais, o que é ótimo para a população”, comemorou a prefeita municipal Tina Januário, lembrando que Pompeia supera em muito o que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que determina uma ambulância básica para cada 100 mil habitantes.

O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita. Os técnicos identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao médico regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona o tipo de viatura necessária.

Rogério Teixeira Barbosa “Pida”, superintendente do DHS, estima que os serviços estejam disponíveis e regularizados até março deste ano. “Estamos trabalhando para que a ambulância e toda sua equipe esteja em operação na cidade nos próximos meses. Vale ressaltar que nosso Município passará a contar com uma Unidade de Suporte Básico, que através do 192, será acionada e direcionada por uma equipe médica”, explica.

O veículo é aparelhado com equipamentos de imobilizações para vítimas de trauma (pranchas e colares cervicais), oximetria de pulso, desfibrilador, cilindros de oxigênio, cadeira de rodas, extintores de incêndio, entre outros. A base de Pompeia contará com uma equipe que já está em treinamento avançado, formada por técnicos de enfermagem e condutores, além de um enfermeiro responsável técnico.

Assim como a viatura do SAMU, a atual administração conquistou outras 3 novas ambulâncias, que continuarão em funcionamento no Município, sendo uma destas, equipada e destinada especialmente para atendimentos na zona rural e na vila de Paulópolis, além da UTI móvel.

 

Saiba quando chamar o Samu

– Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
– Intoxicação exógena e envenenamento;
– Queimaduras graves;
– Na ocorrência de maus-tratos;
– Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
–  Em tentativas de suicídio;
–  Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
–  Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
–  Afogamentos;
–  Choque elétrico;
– Acidentes com produtos perigosos;
–  Suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala e perda de força em um lado do corpo são  sintomas comuns);
–  Agressão por arma de fogo ou arma branca;
–  Soterramento ou desabamento;
–  Crises convulsivas;
–  Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
–  Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Outros atendimentos e transporte de pacientes

Os profissionais que recebem os chamados solicitam as principais informações sobre o paciente e a ocorrência para definir as prioridades de atendimentos, de acordo com a gravidade, e o melhor tipo de ambulância.

Para agendar transporte de pacientes, o munícipe pode optar pelo agendamento presencial, na Rua João da Costa Vieira, 470, entre os prédios da Vigilância Sanitária e da USF Luiz Padilha de Oliveira, ou através dos telefones 3452 1430, ou 9 9621 2557.

633 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura de Pompeia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.