Educação - Terça-feira, 17 de Março de 2020

Alunos da rede municipal recebem kits em prevenção ao Coronavirus

Alunos da rede municipal recebem kits em prevenção ao Coronavirus

Em reunião com o Conselho Municipal de Educação nesta segunda-feira (16), o gestor da pasta, Adriano Nascimento, confirmou as medidas temporárias de prevenção à disseminação ao novo Coronavirus (COVID-19) e anunciou a entrega dos kits compostos por álcool em gel, papel toalha, água sanitária e sabonete líquido para os alunos da rede municipal.

As aulas nos CEMEIs, EMEFs, Projeto Tempo Útil e Programa Tempo Integral seguem até terça-feira (17). Enquanto, as creches municipais seguem em funcionamento até sexta-feira (20). A Secretaria Municipal de Educação continuará em atendimento.

Nos dias de aula, que antecedem a paralisação, os alunos receberão informes, orientações e atividades de conscientização sobre o Coronavirus. Além das constantes higienizações durante as aulas.

“Esse período de suspensão não é um período de férias. As crianças tem que ficar em casa, preferencialmente com uma pessoa que não pertence ao grupo de risco. Pensando matematicamente nessa decisão. Ainda que as crianças estejam fora do grupo de risco, elas são disseminadoras do vírus. A rede municipal tem mais de dois mil alunos, que tem contato com quatro familiares muita das vezes e eles se relacionam com outras pessoas. No final isso pode atingir mais de dez mil pessoas. A ideia é trabalhar essa contenção para termos um resultado positivo”, disse Adriano Nascimento.

Apesar da paralisação nas atividades, a Secretaria Municipal de Educação já estuda as adaptações e medidas necessárias para o reinício do ano letivo.

“Nós aguardamos orientações do Conselho Nacional e Estadual de Educação quanto a obrigatoriedade dos 200 dias letivos e de como será a reposição, pois é um caso excepcional. Nós não temos uma previsão de retorno. Tudo depende da evolução do vírus no país. Nossas decisões não são tomadas somente no âmbito municipal, mas são orientadas pelo Governo Federal e Estadual. Visando sempre a proteção das crianças e funcionários”, comentou o gestor da Educação.