Administração - Sexta-feira, 03 de Abril de 2020

Prefeita Tina Januário anuncia novas medidas para o combate ao novo Coronavírus

Com recursos próprios, centenas de testes rápidos para o COVID-19 serão adquiridos, dentre outras ações

Prefeita Tina Januário anuncia novas medidas para o combate ao novo Coronavírus

A prefeita Tina Januário anunciou nesta quinta-feira (2), em live na sua página no Facebook, as novas medidas adotas pelo Município para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. Com recursos próprios, centenas de testes rápidos para o COVID-19 serão adquiridos, cerca de 30 mil máscaras e milhares de luvas também serão compradas e distribuídas para a população. Além disso, destaque para o anúncio de que o governo municipal investirá na compra de termômetros digitais a laser para aferir a temperatura de pessoas em frente a supermercados e locais com grande circulação.

“Seguimos firmes com ações de prevenção e de enfrentamento à COVID-19, sem nenhum caso confirmado na nossa cidade. Quero aqui dizer que isso não é mérito nem responsabilidade exclusiva do Poder Público Municipal. Estamos atuando em parceria e contamos com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, das Indústrias, do Poder Legislativo, da nossa querida Santa Casa e diversas outras instituições da sociedade civil. O momento é de união. Entendemos que a melhor proteção é a prevenção”, disse a prefeita Tina.

Além das novas ações, que serão iniciadas nos próximos dias, a grande operação de desinfecção de áreas de grande circulação continua com o reforço importante da empresa Jacto, que disponibilizou a máquina pulverizadora Arbus 2000 Export, de grande potência.

O Departamento de Higiene e Saúde também já iniciou o processo de compra de 20 mil capsulas do medicamento hidroxicloroquina, que tem tido resultados promissores no tratamento de pacientes infectados pelo novo Coronavírus. Caso a medicação seja validada cientificamente e continue funcionando no tratamento dos pacientes com COVID-19, Pompeia terá um estoque para tratar cerca de duas mil pessoas.

A prefeita Tina Januário também alertou os munícipes, principalmente os pertencentes ao grupo de risco, sobre o cumprimento das medidas necessárias de isolamento social e fez um apelo para que supermercados locais tomem medidas de proteção, como o controle de pessoas, higienização de cestas e carrinhos e disponibilização de álcool em gel para clientes e funcionários. Os estabelecimentos considerados não essenciais seguem com atendimento restrito por conta do decreto do Governo do Estado.

“Eu me coloco no lugar de cada pai e mãe de família, de cada jovem trabalhador, e desejo, do fundo do coração, que superemos essa crise o mais rápido possível. Espero e confio que o governo federal irá cumprir com o seu dever e liberar, com urgência, o auxílio emergencial para os cidadãos que precisam de dinheiro para passar por essa quarentena”, comentou a prefeita.

Anteriormente, a Prefeitura de Pompeia já havia antecipado o pagamento do ticket alimentação dos funcionários públicos, a entrega de 1300 cestas básicas para os cidadãos cadastrados e adiou o prazo para o pagamento de diversos tributos.

Tina encerrou seu pronunciamento reconhecendo o mérito e homenageando os profissionais da saúde que atuam na linha de frente da crise.
 “Somos profundamente gratos aos profissionais da saúde, médicos, enfermeiros, técnicos, e toda a equipe que segue na linha de frente na nossa rede municipal, em especial na Santa Casa. Vocês estão dedicando suas vidas por todos nós e nós, como Governo e como Sociedade, mesmo diante da escassez de materiais em todo o mundo, faremos tudo o que pudermos para garantir o estoque de equipamentos de proteção individual para todos vocês. Saibam que isso é prioridade para nós”.