Saúde - Quarta-feira, 17 de Junho de 2020

Pompeia realiza três vezes mais testes de COVID-19 que a média do Estado de São Paulo

Até a tarde desta quarta-feira (17), Município já havia realizado 215 testes rápidos. Média estadual é de 70,5 testes para cada 22 mil habitantes

O governo municipal realizou um balanço dos testes de COVID-19 realizados até o momento nas 7 Unidades de Saúde da Família de Pompeia e contabilizou um número três vezes maior que a média estadual. Em Pompeia, já foram realizados 215 testes rápidos para o novo Coronavírus. A média estadual é de 320,35 testes para cada 100 mil habitantes, ou cerca de 70,5 testes para cada 22 mil habitantes.

O número positivo está relacionado com o fato de o Município ter se antecipado e adquirido os testes rápidos antes de cidades maiores da região e do estado. No dia 14 de abril, a Prefeitura e o DHS já anunciavam a chegada do primeiro lote de 200 testes rápidos adquiridos para diagnóstico do novo Coronavirus. O governo municipal realizou registro de preços para aquisição de até 3 mil testes, de acordo com a necessidade, e até o momento já adquiriu 400 testes. Profissionais da saúde e de outros serviços essenciais foram os primeiros a serem testados.

A responsável pelo setor de Vigilância epidemiológica do DHS, enfermeira Adriana Fernandes Parra, destaca que uma alta capacidade de testes é fundamental para monitorar a epidemia e para o proporcionar tratamentos mais eficazes para os eventuais contaminados.

Pompeia confirmou na tarde desta terça-feira (16) o quarto caso positivo de Covid-19 e intensifica as ações de combate e prevenção, contando com a colaboração de toda a população. O uso de máscara é obrigatório em locais públicos, estabelecimentos comerciais, repartições publicas e em veículos de transportes coletivos de Pompeia, desde o dia 06 de maio. Segundo o Superintende da saúde, Adalberto de Oliveira Bento, ações como a desinfecção de áreas de grande circulação, realização de barreiras sanitárias na entrada da cidade para aferição de temperatura corporal e a entrega de máscaras de proteção no centro comercial e em todas as residências da cidade fizeram a diferença para que Pompeia seja uma das cidades com os melhores números no combate ao Coronavirus.

“Pompeia foi uma das primeiras cidades da região a adquirir os testes rápidos, a realizar a sanitização de ambientes, a fechar creches e escolas, Centro de idosos, dentre outras ações para prevenir o novo Coronavirus. Adquirimos testes rápidos para todas as unidades de saúde e estamos testando até mesmo pacientes assintomáticos. Ressaltamos a todos que contribuam ficando em casa. E em caso de urgência que faça com que você precise ir às ruas, use máscara e respeite o distanciamento social “, conclui Adalberto

A prefeita Tina Januário alertou a população para a necessidade de enfrentar o vírus com seriedade. “O Coronavirus não é uma invenção e as medidas de prevenção não são uma opção e sim uma necessidade. Seguimos realizando a desinfecção de áreas públicas, durantes as noites e madrugadas. Distribuímos máscaras em todas as residências e nossa fiscalização está acontecendo, com o auxílio da PM, e será intensificada. Estabelecimentos que não seguirem as regras correm o risco de serem fechados, mas não temos como estar em todos os lugares, por isso precisamos que cada um faça sua parte. Faça sua parte, não saia de casa sem máscara, pelo bem de todos“.