Saúde - Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020

Atendimento noturno na USF “Tufic” tem demanda de mais de 350 pacientes por mês

O “plantão” noturno ocorre desde maio e garante mais acesso da população aos serviços de saúde e diminui a demanda da Santa Casa de Pompeia

Atendimento noturno na USF “Tufic” tem demanda de mais de 350 pacientes por mês

Com o objetivo de auxiliar na diminuição da demanda de atendimentos da Santa Casa de Pompeia, a Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Higiene e Saúde, e da USF Dr. Flávio Faria Jordão, localizada no bairro “Tufic Baracat”, estendeu o horário de atendimento aos pacientes.

O atendimento nas USFs do Município ocorre normalmente de segunda à sexta-feira, das 7h até às 17h. Após este horário, o paciente pode se dirigir à USF “Tufic”, até às 21 horas, independentemente de sua unidade de referência, para atendimento médico e de enfermagem.

O atendimento noturno começou no dia 4 de maio, através do programa ‘Saúde na Hora’ do Ministério da Saúde, que estendeu o horário de acolhimento aos pacientes até às 21 horas. Segundo a enfermeira chefe da Unidade de Saúde da Família Dr. Flávio Faria Jordão, Eliana Menossi, a equipe de atendimento é formada por Técnicos de enfermagem, médico, dentista e enfermeiro. “Nossa equipe está preparada para receber toda a população e atender desde problemas corriqueiros, como crises de hipertensão, crises alérgicas, viroses ou realizar procedimentos como vacinação, dentre outros que não necessitem de atendimento emergencial.  Já são cerca de 1.200 atendimentos médicos e 900 atendimentos pela equipe de enfermagem em seis meses de trabalho. Estamos à disposição de todos os munícipes, vale destacar que nossa dentista também atende toda terça-feira, com possibilidade de agendamento em qualquer horário do dia," explicou.

A prefeita Tina exaltou a importância do “plantão” noturno para a população. “Prezar pela saúde de todos é a principal marca da nossa gestão, que atua para garantir mais acesso aos serviços tanto criando novos postos de atendimento, quando estendendo o horário para a assistência em local estratégico”, disse.

O Superintendente do DHS, Adalberto de Oliveira Bento destaca que este número é relativamente bom pelo momento atual da Covid-19. “Já são mais de dois mil atendimentos em seis meses de funcionamento do programa "Saúde na Hora", o que para nós é um número muito bom, uma vez que estamos passando pela pandemia. Sabemos que desde o início da gestão da prefeita Tina Januário, saúde sempre foi prioridade. Esta unidade em especial precisava funcionar com horário estendido, pois facilita a vida dos munícipes que eventualmente tenham um problema corriqueiro e que com isso não precisam recorrer à Santa Casa”, destacou.