.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda à sexta das 9:00 às 16:00 horas

Saúde - Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde do Homem: DHS encerra campanha “Novembro Azul” com número recorde de exames de PSA

Cerca de 708 coletas de sangue foram realizadas por pacientes acima dos 40 anos


Saúde do Homem: DHS encerra campanha “Novembro Azul” com número recorde de exames de PSA

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, por meio das USFs e UBSs, realizou durante todo o mês de novembro cerca de 708 coletas de sangue para o exame de PSA, que são aqueles que detectam a presença de antígenos compatíveis com o câncer de próstata.

Adriana Fernandes Parra, enfermeira responsável pelo PSF, frisou sobre a importância da detecção precoce deste tipo de câncer, seguida da porcentagem de cura. “Nossas unidades de saúde orientaram seus pacientes para que procurem pelo atendimento, e participem dos encontros e que realizem, a princípio, o exame de PSA. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal, mas o preconceito ainda é um tabu a ser enfrentado. Mesmo assim, seguimos com ações para que o homem se cuide e tenha mais qualidade de vida, e pedimos para que todos que estejam acima dos 40 anos, façam ao menos uma vez por ano o exame, e se previnam da doença”, disse.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Exames como este são prescritos para homens acima de 40 anos ou que possuam histórico familiar de câncer. Palestras e encontros em salas de espera, também foram realizadas no decorrer de todo o mês, a fim de conscientizar não só homens, mas também as mulheres, que são grandes incentivadoras no cuidado à saúde de avós, pais, parceiros e filhos.     

“Sabemos do desconforto em relação ao assunto, mas não podíamos deixar de desenvolver ações de estímulo e acolhimento para este público. Gostaria de parabenizar todas as equipes das unidades de saúde que realizaram a busca destes pacientes e fizeram o melhor para que qualquer tipo de preconceito fosse superado, e que os exames necessários fossem realizados”, destacou o superintendente do DHS, Adalberto de Oliveira Bento.

437 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura de Pompeia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.