Saúde - Terça-feira, 22 de Dezembro de 2020

Centro de Controle de Zoonoses intensifica castrações

Serviço é fundamental para o controle da população animal e contribui para a reduzir o risco de doenças nos animas e na comunidade em geral. A fila para castrações hoje é 74% menor do que há 4 anos

Centro de Controle de Zoonoses intensifica castrações

O DHS de Pompeia tem intensificado o trabalho de castração de animais de rua por meio do Centro de Controle de Zoonoses, coordenado pelo setor de Vigilância Sanitária municipal. Os procedimentos são realizados pelas veterinárias Irani Gouveia, Rafaella Silvério e Tatiana Vilerá, em um espaço moderno, amplo e planejado para dar maior agilidade aos serviços. No início de 2017, havia mais de 300 animais aguardando na fila por castrações. Agora, no final de 2020, esse número caiu para cerca de 80 animais. Uma redução de 74%. Em 2021, uma das metas da Vigilância Sanitária é conseguir atender toda a demanda por castrações de forma ainda mais rápida.

“São realizadas cerca de 5 castrações de gatos no dia. Já de cães, são cerca de 3 por dia. Esses animais são errantes, em sua maioria, ou adotados ou de famílias de baixa renda. Números tão expressivos só são possíveis graças ao empenho e dedicação da atual gestão para a causa animal. Agradecemos o suporte e o apoio da prefeita Tina Januário e do Superintendente Adalberto Bento ao nosso trabalho e à causa animal”, comentou João Marcelo Destro, diretor da Vigilância Sanitária.

Shell também destacou a importância do novo Centro de Controle de Zoonoses para a efetividade destas ações. “O novo local, inaugurado em 2019, é próprio para este tipo de atendimento. Lá os animais contam com pós operatório, o que não havia antes. A cirurgia de castração contribui para que o animal tenha uma vida mais saudável, além de evitar a procriação desenfreada, resultando em mais animais abandonados, que não possuem a mesma oportunidade de ter um lar e receber os cuidados que precisam, e que por consequência, vão para as ruas”, completou.

Pompeia se destaca regionalmente pelo investimento em cuidados com os animais. Localizado na Rua Expedicionário Américo Costa, no complexo do “Campão”, o Gatil Municipal, inaugurado em 2017, abriga os animais com higiene, segurança, comida e carinho – lá eles são vacinados e tratados, preparados para a adoção.

Serviço

Para solicitar o serviço de castração, os interessados devem se ao Centro de Controle de Zoonoses, localizado ao lado do Gatil Municipal, no completo do Estádio Nestor de Barros, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, munidos de RG, CPF e comprovante de residência. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3535-0538 ou 3405-2806. Já o telefone 3433-4057 da Polícia Ambiental pode ser contatado para denúncias de maus tratos e abandonos.

O abandono de animais é crime e está previsto no artigo 32 da lei 9.605/98. A pena é de três meses a um ano de detenção e multa. Se houver morte do animal a pena é aumentada em um sexto a um terço.