.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda à sexta das 9:00 às 16:00 horas

Saúde - Terça-feira, 06 de Abril de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Pompeia segue com bons números na vacinação, mas fórmula do ranking “Vacinômetro” não traduz a real efetividade dos municípios

Ranking depende da quantidade de vacinas distribuídas para cada município, que é insuficiente. Mesmo aplicando 100% das doses disponíveis, Pompeia chegaria ao 110º lugar no “Vacinômetro”


Pompeia segue com bons números na vacinação, mas fórmula do ranking “Vacinômetro” não traduz a real efetividade dos municípios

Pompeia segue com bons números referente à vacinação contra a COVID-19. Na última semana, o Departamento de Higiene e Saúde anunciou o avanço para mais uma fase no cronograma de vacinação atingindo cidadãos com 67 anos, destacando a agilidade e a organização na aplicação.

Além disso, a porcentagem da população vacinada em Pompeia, segundo os dados disponibilizados pelo “Vacinômetro” do Governo do Estado de São Paulo em 6 de abril às 10h01, está em 14,27%, sendo o 6º município com maior porcentagem da população vacinada na região administrativa de Marília, entre as cidades com mais de 10 mil habitantes. À frente de Pompeia estão apenas as cidades de Tupã com 16,88%, Bernardino de Campos com 15,42%, Vera Cruz com 15,25%, Parapuã com 14,79% e Palmital com 14,48% da população vacinada.

Apesar dos bons números, Pompeia está em 126º de 645 municípios no Estado, segundo o Vacinômetro. O ranking, que é baseado na contagem de aplicação da 1ª dose, não traduz a real efetividade dos municípios, já que a quantidade de vacinas enviadas é insuficiente. Mesmo aplicando todas as vacinas recebidas (1ª dose), Pompeia chegaria no máximo até a 110ª posição.

“Até hoje, Pompeia recebeu 3.200 vacinas para primeira dose. Mesmo lançando 100% dessas doses, o percentual máximo que conseguiríamos é 14,40%. Hoje, estamos na 123º posição em um total de 645 municípios. Aplicamos 3.162 doses de um total de 3.200 recebidas. Nesta quarta-feira devemos chegar em 100% aplicadas. Isso nos levaria para a 110ª posição. Um ranking mais interessante seria o da porcentagem de doses aplicadas”, comentou Adalberto Bento, superintendente do DHS.

Como a distribuição de vacinas não é feita de maneira exatamente proporcional à população dos municípios, o ranking apresenta distorções. Tupi Paulista, cidade com a população estimada em 15.583 mil pessoas (6.589 mil habitantes a menos que Pompeia, de acordo a estimativa do IBGE 2020, utilizada no Vacinômetro) já recebeu 4.070 doses, apenas 540 a menos que Pompeia, e por conta disso figura entre os 55 municípios que mais vacinaram no Ranking do Vacinômetro.

377 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura de Pompeia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.