Saúde - Segunda-feira, 12 de Abril de 2021

Pandemia pressiona rede municipal de saúde que responde com muito trabalho e resultados positivos

Trabalhadores da linha de frente da saúde têm sido ainda mais demandados com o agravamento da pandemia em todo o país e se sacrificam para continuar atendendo bem a população

Com os números da COVID-19 subindo, as notícias sucessivas de recordes de óbitos no país e a preocupante realidade das taxas de ocupação de leitos de UTI, sempre próximas de 100%, a pressão sobre os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra o novo Coronavírus é grande. Profissionais que poderiam já estar aposentados fazem questão de trabalhar, jovens se expõem diariamente ao risco de contágio para continuarem cumprindo seu papel na luta contra a pandemia, muitos não deixam seus postos nem com atestados que os permitiriam ficar em casa, tudo em prol da população, para que o bom atendimento seja mantido

Pompeia conta hoje com 11 médicos nas Unidades de Saúde e outros 3 médicos contratados pelo DHS atendendo na Santa Casa. São cerca de 345 atendimentos diários nas unidades, sendo 20 atendimentos de casos suspeitos de COVID-19, todos os dias. Nos Centros de Especialidades, são cerca de 70 atendimentos diários e a central de agendamentos de exames e cirurgias registra média de 60 agendamentos por dia. No Centro de Fisioterapia são em torno de 40 atendimentos diários e o home care tem em torno de 20 pacientes atendidos por dia. Além disso, cerca de 80 pessoas são transportadas todos os dias pelo DHS para atendimentos diversos nas USFs, Santa Casa ou SAMU, visando consultas, exames ou internações em outras cidades.

FARMÁCIA

A Central de Medicamentos de Pompeia realiza em média 300 entregas diárias por meio do programa municipal Remédio em Casa e 100 entregas presenciais nos guichês da farmácia. Na última sexta feira, devido a chegada de alguns medicamentos que estavam em falta devido a atrasos de fornecedores, o DHS registrou o recorde de 627 entregas em um único dia.

SANTA CASA

A Santa Casa de Pompeia teve os seguintes números na última semana:

278 atendimentos diversos no Pronto Socorro
45 atendimentos de suspeitos/confirmados de Covid (sendo 14 confirmados)
8 pacientes em uso de Oxigênio
5 pacientes intubados

“Vivemos um momento em que todos os profissionais da saúde estão se doando ao máximo, estão esgotados, fazendo o que podem para atender a população da melhor forma possível. Muito se fala em leitos de UTI, insumos, etc. Isso tudo é muito importante, a estrutura é importante, mas sem os médicos, enfermeiros, técnicos, não existem hospitais, postos de saúde, SAMU. Registramos aqui o nosso agradecimentos a todos esses profissionais que se dedicam 24 horas por dia para atender a nossa População”, afirmou Adalberto Bento, Superintendente do DHS.