Assistência Social - Quarta-feira, 12 de Maio de 2021

Com programação especial, Prefeitura realiza campanha pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com a participação de profissionais, lives levarão até o público diversas informações, de como denunciar o crime até os sinais físicos e psicológicos apresentados pela vítima

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Pompeia elaborou uma programação especial pelo dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com ações especiais e duas lives com a participação de profissionais, a programação levará até o público diversas informações, de como denunciar o crime até os sinais físicos e psicológicos apresentados pela vítima.

A primeira live acontecerá na terça-feira (18), às 19h30, com transmissão no Facebook da Prefeitura de Pompeia e com a participação do gestor da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretário Municipal da Família, Lucas Baldacini, que apresentará a história do dia 18 de maio, do Dr. Marcelo Zilio, que irá comentar sobre os sinais físicos que denunciam o possível abuso, da psicóloga Anay Gamero, com os sinais psicológicos e alterações comportamentais que a vítima pode apresentar, e da vereadora Cláudia Bento, Presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente com diversas informações e detalhes sobre a atuação da comissão.

Na quarta-feira (19), às 19h30, também no Facebook da Prefeitura de Pompeia será realizada a segunda live com a participação do secretário Lucas Baldacini, da vereadora Cláudia Bento, da presidente do Conselho Tutelar, Angelisa Bonacasata e de Graziele Silva, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com informações sobre como denunciar o crime, quais os canais utilizados, os procedimentos adotados pelo Conselho e o trabalho em rede, além do depoimento de Sandra Gonzáles.

A conscientização sobre o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é essencial. Aproximadamente, 500 mil menores são vítimas deste crime no Brasil. Segundo estimativas, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são exploradas sexualmente no país. A maior parte com idade entre 7 e 14 anos.

Os números são assustadores e por falta de informação e medo, apenas 7 em cada 100 casos são denunciados.

Mesmo em Pompeia, com baixos índices de criminalidade, a violência sexual contra crianças e adolescentes preocupa e a conscientização é a principal ação contra o crime, o que levou a Prefeitura de Pompeia a elaborar esta campanha e em parceria com o CMDCA e o Conselho Tutelar, a instalarem um outdoor na via expressa que chama a atenção para o disque denúncia deste crime, o “Disque 100”.