Assistência Social - Quarta-feira, 28 de Julho de 2021

Prefeitura de Pompeia realiza a entrega dos enxovais do programa “Cesta de Bebês”

As gestantes também receberam do Instituto de Desenvolvimento Familiar “Chieko Nishimura” o livro “O Pediatra instruindo a Família” que auxiliará as mães na gestação e nos cuidados iniciais, além de casacos e acessórios de crochê

Em cerimônia no Instituto de Desenvolvimento Familiar “Chieko Nishimura”, a Prefeitura de Pompeia entregou na tarde desta quarta-feira (28) kits do programa “Cesta de Bebês” para gestantes cadastradas nas Unidades de Saúde do Município com pré-natal realizado pelo SUS. O evento contou com a participação da prefeita Tina, do curador da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Jorge Nishimura, da Sra. Marcia Nishimura, do coordenador geral do IDF, Paulo Henrique, do superintendente da saúde, Adalberto Bento, da coordenadora do DHS, Gislaine Souza, da presidente do Fundo Social, Marlene França, do Secretário Lucas Baldacini, da diretora de Assistência Social, Adriana Borrasca, da auxiliar de Serviço Social da Árvore da Cidadania, Suely Simões e demais colaboradores do Instituto e da administração municipal.

Os kits entregues contam com enxoval completo de excelente qualidade, composto por macacões de manga longa, macacões de manga curta, cobertor antialérgico, trocador, calça mijão, toalha de banho com capuz, bolsas, jogo de lençol, travesseiro, meias e fraldas.

“Há 19 anos eu recebi a cesta da minha filha e hoje a da minha neta. Além das cestas dos meus quatro filhos. Agradeço muito a prefeita Tina que é maravilhosa. No nascimento da minha filha mais velha, eu recebi a cesta no hospital. Me lembro como se fosse hoje e pegar a cesta da minha neta é muito emocionante. A Tina é carinhosa com a gente, sempre atenciosa, não tenho palavras pra ela”, disse Denise Aparecida dos Santos, de 35 anos, que representou a filha na entrega dos kits.

As gestantes também receberam o livro “O Pediatra instruindo a Família” que auxiliará as mães na gestação e nos cuidados iniciais após o nascimento.

“Acho que vocês, como mães, terão diversas dúvidas quando o bebê chegar. Se o neném ficar com febre, na vacinação, então todas essas situações estão nesse livro aqui. Esse livro vai servir para vocês todas as vezes que precisarem, como uma primeira ação. É um livro bem completo, mas sempre que precisarem se dirijam para o centro de saúde, para o doutor. O Instituto existe para ajudar as famílias e vocês estão convidadas para participar e aprender. Os bebês de vocês estão capturando um pouco desse clima de amor aqui dentro. Deus abençoe vocês, com um bom parto. Um dia esse bebê será uma pessoa que irá contribuir com a sociedade”, disse Jorge Nishimura.

Em nome da Árvore da Cidadania, a Sra. Márcia Nishimura também entregou para as gestantes casacos e outros acessórios de crochê confeccionados pelas voluntárias.

“A Árvore da Cidadania era um projeto muito simples e foi crescendo. Há 15 anos, a Jacto realizou um projeto de voluntariado e eu sempre gostei de crochê e resolvi montar um projeto. Com o passar do tempo, além de mantas, nós fizemos toucas, meias e casacos. Nós percebemos que os bebês prematuros ficavam três meses internados até completar 2 quilos e eu ouvi na Finlândia sobre um projeto e acabei sendo a pioneira. É algo tão legal, pois eu via as mamães saindo com os polvos de crochês e as crianças se apegavam a ele, ficavam mais calmas e ganhavam peso. E em casa, sem o ambiente hospitalar, eles choram, mas são entregues novos polvos. Nós temos economizado para o país, vendo médicos e enfermeiras felizes e virou um projeto educacional que é fruto de tese de mestrados e especializações”, disse a Sra. Márcia Nishimura.

A prefeita Tina, que criou o programa “Cesta de Bebês” quando era presidente do Fundo Social em 1993, comentou sobre a alegria em presentear os mais novos cidadãos pompeianos. “Entregar a Cesta de Bebês é uma ação que me deixa muito feliz e me faz lembrar dos milhares de pompeianos que receberam esse kit, que auxilia tanto as mamães e os bebês. A cesta é um presente para os novos pompeianos e pompeianas. É um investimento importante e uma forma de acolhimento das mães e de seus filhos. Com a parceria entre a Prefeitura de Pompeia e o Instituto de Desenvolvimento Familiar “Chieko Nishimura”, essa entrega ganha um novo significado, pois sabemos que além dos cuidados nas Unidades de Saúde, aqui elas conquistam aprendizado e são acolhidas com muito amor”.