Saúde - Quarta-feira, 04 de Agosto de 2021

Pompeia avança na vacinação contra a COVID-19 com ação para jovens de 22 a 25 anos

Pompeia conta com excelentes números na vacinação e com organização segue avançando na imunização da população. Nesta segunda-feira (2), o Departamento de Higiene e Saúde iniciou a vacinação para jovens com 24 e 25 anos e realiza nesta terça-feira (3) a imunização para jovens de 22 e 23 anos em todas as Unidades de Saúde, a partir das 13h.

“Quanta alegria ao ver os nossos jovens sendo vacinados. Todo esse processo é fruto de muito trabalho e organização que reflete na imunização da maioria da nossa população. Com a chegada de novas doses, novas faixas etárias serão imunizadas e em breve estaremos com a população maior de 18 anos toda vacinada”, disse a prefeita Tina.

Em menos de um mês, Pompeia saltou da vacinação com a primeira dose de cidadãos com 40 anos para jovens de 22 anos, graças a organização de toda a equipe de saúde que com a descentralização realiza a imunização sem a necessidade de cadastro e com muita agilidade

“Esse momento foi muito esperado. Tomar essa primeira dose foi realmente uma dose de esperança e de alegria em chegar até aqui. Foi um momento de reflexão também, por lembrar de quantas pessoas não puderam viver esse momento. E com essa sensação sabemos que dias melhores estão chegando”, disse a pompeiana Ariane Duarte, de 24 anos.

Segundo os dados do Vacinômetro, atualizado nesta terça-feira (3) às 9h03, o município conta com 13.859 pessoas vacinadas com a primeira e a dose única, o que representa 62,50% da população. Enquanto, 4.895 pompeianos já receberam as duas doses do imunizante.

“Testei positivo para a COVID-19 em janeiro e você não sabe como será esse período de recuperação. Graças a Deus estou bem e fiquei muito ansioso para ser imunizado. Foi uma sensação de alegria e que dias melhores estão por vir”, disse Leonardo Penha, de 25 anos.

A imunização representa um novo tempo para toda a população. A vacinação não é somente a proteção individual, mas uma ação de proteção coletiva, pois evita a propagação da COVID-19 entre os cidadãos. Todas as vacinas são aprovadas pela ANVISA, portanto não há a necessidade de escolher com qual vacina deseja se imunizar.

A ansiedade pelo momento de se vacinar é presente na maioria dos jovens, que comemoram a ação como uma vitória sobre a pandemia.

“É um filme que passa na nossa cabeça. Foi um ano e meio de incertezas, e ao ver o pessoal sendo vacinado, vai dando uma ansiedade. É um sentimento de gratidão por ter a oportunidade de tomar a vacina, sem ninguém da minha família ter sido contaminado. Só faltava eu na minha casa para ser vacinado com a primeira dose”, disse o jovem Marlon Soares, de 23 anos, que será vacinado nesta terça-feira (3).