Saúde - Quinta-feira, 05 de Agosto de 2021

Superintendente do DHS visita Jacto e recebe 2 mil testes para ação contra a COVID-19 que tem início nesta sexta (6)

Emerson Branco, Diretor de Desenvolvimento de Pessoas e Cultura Organizacional do Grupo Jacto, foi o responsável pela doação de 2 mil testes de antígeno que serão aplicados em funcionários do comércio local, professores e profissionais da educação

A parceria entre governo municipal e Grupo Jacto no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus rendeu novos frutos na tarde desta quinta-feira (5). O Superintendente do DHS, Adalberto Bento e o Diretor de Desenvolvimento de Pessoas e Cultura Organizacional do Grupo Jacto, Emerson Branco, concretizaram a doação de 2 mil testes de antígeno para ação de testagem em massa que tem início amanhã, sexta-feira (6), com funcionários do comércio local. A ação é uma preparação para a programação especial do dia dos pais e continuará no dia 13 de agosto, com a testagem de funcionários e professores da Educação, visando a volta às aulas consciente que tem início no dia 16.

“O grupo Jacto já vem fazendo testes em sua equipe há bastante tempo, desde o início da pandemia, praticamente. E neste ano temos intensificado isso, fazendo testes com quase todos os funcionários. Em uma conversa com o Adalberto, falamos sobre a importância de também expandir estes testes para a comunidade e veio a ideia de testar 10% da população. Por isso estamos doando estes 2 mil testes para que o DHS possa realizar esta ação”, comentou Emerson Branco, diretor do Grupo Jacto.

"Essa é mais uma parceria público-privada que dá certo. Com essa ação conseguiremos combater o novo Coronavírus de forma ainda mais eficiente e prevenir ainda mais a COVID-19. Mesmo com o avanço da vacinação é possível que haja pessoas assintomáticas e a testagem em massa é importante para que esses possíveis contaminados sejam identificados e cumpram quarentena. O Município agradece muito o Grupo Jacto”, afirmou o Superintendente do DHS, Adalberto Bento.

O diretor do Grupo Jacto, Emerson Branco, destacou o bom momento do combate à COVID-19 em Pompeia. “Estamos em um momento em que a Pandemia está relativamente controlada, há duas semanas não temos casos de colaboradores do Grupo Jacto internados. Para uma empresa que tem mais 4 mil funcionários, são mais de 14 mil vidas, contando os familiares. Consideramos o momento muito bom, nossos números acompanham os do Município. Tivemos algumas perdas que lamentamos muito, 4 funcionários que faleceram ao longo da pandemia, entendemos que a dor das pessoas e a dor das famílias é grande, pedimos a Deus diariamente, que conforte o coração de todos os familiares”, concluiu.

O teste de antígeno é rápido e indolor, capaz de detectar a proteína do SARS-CoV-2. Quando o resultado é positivo, significa que infecção viral está ativa. Os testados deixarão número de telefone para contato e se algum caso positivo for detectado, o paciente será logo contatado. Os testes foram adquiridos graças a uma parceria do Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia e o Grupo Jacto, principal representante da indústria da cidade.

Com o avanço da vacinação, os números da COVID-19 chegam a números animadores em Pompeia. No último boletim epidemiológico divulgado, o de número 121, do dia 3 de agosto, apenas 4 casos positivos haviam sido confirmados em um intervalo de 5 dias. Até essa última atualização havia 16 casos em transmissão no Município. Atualmente, jovens de 22 e 23 anos estão sendo vacinados. Cerca de 84% da população adulta e 64% da população total já receberam a primeira dose ou dose única do imunizante contra a COVID-19.