.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda à sexta das 9:00 às 16:00 horas

Saúde - Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Alunos do Projeto Peso Saudável apresentam bons resultados e são selecionados para cirurgia bariátrica

Para participar do projeto, o pompeiano deve procurar a sua Unidade de Saúde, ser consultado pela nutricionista e receber o encaminhamento


Alunos do Projeto Peso Saudável apresentam bons resultados e são selecionados para cirurgia bariátrica

O mais novo projeto de emagrecimento e qualidade de vida para os pompeianos, o Peso Saudável, reformulado e lançado em dezembro de 2020 pelo DHS, já conta com bons resultados na melhoria da saúde de diversos cidadãos.
 

O projeto oferece o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar composta por médico gastroenterologista, nutricionistas, psicólogas e educadores físicos na busca pelo peso ideal e na preparação para a cirurgia bariátrica, de acordo com o caso. 


“Temos vários pacientes que perderam bastante peso aqui. Pacientes que inclusive nem querem fazer a cirurgia. Temos pacientes que perderem 43 quilos sem a operação. Temos pacientes já operados que perderam 120 quilos. Contribuímos com o acompanhamento da parte metabólica, fazemos exames, orientamos sobre as opções para a perda de peso e conseguimos reajustar medicamentos que eram administrados devido ao sobrepeso. Temos pacientes que acompanham o projeto desde quando ele começou. A média é de 14% de perda do peso registrado no início do acompanhamento”, comentou o Dr. Vagner Tadeu Odorizzi Junior, especialista em cirurgia do aparelho digestivo, que atende no Centro de Especialidades há um ano. 


Para participar do projeto, o pompeiano deve procurar a sua Unidade de Saúde e ser consultado pela nutricionista. Após a avaliação, a profissional encaminha o cidadão para o projeto e ele terá o acompanhamento da equipe com reuniões e consultas. 


De acordo com as avaliações, o paciente é encaminhado para a cirurgia bariátrica via Diretoria Regional de Saúde com vagas para o HC e para o Hospital da Unimar. Para a cirurgia, o paciente precisa perder no mínimo 10% do peso inicial, ter uma alimentação saudável com novos hábitos alimentares e realizar o acompanhamento com psicólogo, que irá confirmar se o paciente está apto para a cirurgia. O médico realiza uma avaliação clínica verificando se não há nenhuma doença ou problema que impeça a cirurgia e também é necessário que o paciente esteja realizando a prática de atividade física na Academia Municipal Vida ou em outro lugar. 


Com esse trabalho, as chances do paciente conseguir a cirurgia mais rápido aumentam, pois ele já está preparado para o procedimento através do projeto. 


Desde a reformulação do Peso Saudável, 20 pacientes já foram encaminhados para a realização da cirurgia. Com a pandemia, as cirurgias ficaram suspensas por alguns meses, mas três pacientes já realizaram a bariátrica nos últimos dias e a tendência é de que o número aumente nos próximos meses. 


“No primeiro contato com o projeto eles já nos orientam sobre o IMC correto, já alertam para a necessidade de eliminar 10% do peso. Eles vão instruindo, remontam sua alimentação e tem a parte psicológica que é muito importante. O legal é que a nutricionista tenta adequar os pratos à sua realidade. O projeto nos oferecia sessões de terapia quinzenais para tratar a ansiedade e nos orientava para ir à academia ou executar exercícios alternativos. No meu caso, eu fazia 1h20 de caminhada e 40 minutos de exercício por dia com vídeos enviados pelos professores de Educação Física do projeto. Em 4 meses eu já estava apto pelo protocolo da bariátrica e o DHS fez o encaminhamento para a DRS para que eu esperasse a vaga. Em 2 meses eu fiz a cirurgia. O importante disso tudo é que eu ganhei muita autoestima. Quando você começa a se sentir melhor, se olhar no espelho e se gostar, você se cuida mais. Passei até a me vestir diferente. Estou muito feliz”, comentou o paciente Rafael Firmino, que começou no projeto em junho, após receber o alerta e a indicação da nutricionista da sua Unidade de Saúde. 

547 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura de Pompeia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.