Administração - Terça-feira, 09 de Novembro de 2021

Índice FIRJAN reconhece gestão de excelência em Pompeia

Cidade alcançou o melhor resultado no estudo desde 2013 e está pela primeira vez no seleto grupo de municípios com gestão de excelência. Apenas 11% das Prefeituras do Brasil conseguiram essa classificação no Índice

Índice FIRJAN reconhece gestão de excelência em Pompeia

Pompeia alcançou o nível de excelência em gestão de acordo com o conceituado Índice Firjan de Gestão Fiscal, divulgado em outubro, com ano base nos dados de 2020. A nota geral de 0.8349 (o estudo classifica os municípios com notas de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, melhor a gestão) é a melhor da cidade desde 2013 e coloca o Município pela primeira vez no seleto grupo daquelas que têm a maior classificação do Índice, em que apenas 11% das administrações brasileiras estão. Além disso, a cidade está muito acima da média do país e do estado que foram definidas em 0.5456 e 0.8206, respectivamente.

O tradicional estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) avaliou 5.239 municípios e é um dos principais índices na classificação das gestões municipais. Quatro indicadores compõem o IGF: Autonomia (verifica se as receitas suprem os custos da estrutura administrativa), Gasto com Pessoal (representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida), Liquidez (confirma se as Prefeituras estão postergando pagamentos de despesas para o exercício seguinte sem a devida cobertura de caixa) e Investimentos (mede a parcela da receita total dos municípios destinada aos investimentos).

Em todos esses campos, Pompeia teve a melhor nota desde 2013. Em Autonomia, a cidade manteve a nota máxima (1.0). Em Gastos com Pessoal, a classificação saltou 0.3925 em 2016 para 0.8049. Se os Investimentos foram classificados em 0.3522 em 2015, em 2020 a nota foi máxima com 1.0. Em Liquidez, o Município também alcançou a sua melhor classificação.

Os excelentes números colocam a cidade como a 51ª melhor colocada do estado no Índice.

O estudo demonstra que as contas de Pompeia apresentam excelentes níveis de controle. E que mesmo durante a maior crise sanitária da história, a cidade permaneceu investindo e a economia institucional se fortaleceu.

Para a prefeita Tina, o excelente resultado é fruto de um choque de gestão iniciado em 2017, do cuidado com as contas públicas e de investimentos que impactam diretamente na vida da população. “É gratificante estar à frente da administração que colocou Pompeia no nível de excelência em gestão do Índice FIRJAN, cujo trabalho nós reconhecemos, pela seriedade, parceria com o sistema S (SESI e SENAI, principalmente), um trabalho que acompanhamos há muitos anos. É um resultado histórico, fruto do trabalho de diversas pessoas. Sabemos da seriedade desse estudo, a sua ampla análise de dados e isso só demonstra que Pompeia está no caminho do desenvolvimento. 2020 foi um ano muito difícil com a pandemia, mas fizemos ajustes para expandir o investimento na saúde e em outras áreas importantes para a nossa cidade sem deixar de lado os nossos compromissos fiscais”.