Administração - Quarta-feira, 17 de Novembro de 2021

Prefeitura convida profissionais da área de Contabilidade que atuam nas empresas de Pompeia para apresentação do novo sistema

Governo busca melhorar a prestação de informações que influenciam o Índice de Participação dos Municípios (IPM), que regula os repasses do ICMS

A Prefeitura de Pompeia realizará na próxima segunda, dia 22 de novembro, às 9h, no prédio da UNIVESP, uma reunião com contadores de escritórios de contabilidade e empresas do Município, visando apresentar o novo sistema de gestão e acompanhamento do valor adicional Fiscal – VAF, em atendimento ao Decreto Municipal n. 5.768 de 9 de novembro de 2021 e regras eletrônicas da DIPAM.

A Declaração do Índice de Participação dos Municípios - DIPAM juntamente com a movimentação fiscal, ambas informações declaradas mensalmente pelos contribuintes por meio das Guias de Informação e Apuração do ICMS (GIAs) e SPED-IPI/ICMS, são utilizadas na apuração do Valor Adicionado (VA) que corresponde à principal variável que compõe a fórmula que apura o Índice de Participação dos Municípios (IPM) e sua utilização no repasse do ICMS.

A participação dos contadores (escritórios e contabilidade própria) é muito importante para conhecimento da nova sistemática e esclarecimento de dúvidas.