.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda à sexta das 9:00 às 16:00 horas

Cultura - Quinta-feira, 07 de Julho de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Crianças da EMEF Grupão visitam exposição “Olhares de Uma Pandemia” na Biblioteca Municipal

Projeto dos artistas Thiago e Kezia Hashimoto contou com incentivo da Lei Aldir Blanc


Diversos artistas e produtores culturais de Pompeia contemplados com auxílios da Lei Aldir Blanc tem apresentado seus trabalhos para a comunidade nos últimos meses. Atualmente, na Biblioteca Municipal, ocorre a exposição “Olhares de uma Pandemia”, dos fotógrafos Thiago e Kézia Hashimoto. Na tarde da última quarta-feira, turmas de estudantes da EMEF “Grupão” visitaram a exposição, contemplaram as fotografias e puderam conversar com os expositores, esclarecendo dúvidas sobre os sentidos das imagens. Para Kézia Cerqueira Hashimoto, uma das coisas mais interessantes da experiência foi testemunhar a ressignificação pelas quais as obras passam segundo o olhar de cada visitante.

 

“Cada uma dessas fotos foi baseada no que nós vivemos no período de pandemia, principalmente a nossa família. É bem legal a gente ver que muitas vezes a pessoa interpreta de maneira diferente de como você criou, idealizou. E isso é bacana, porque todas as fotos são vistas da perspectiva de mundo de cada criança que está prestigiando a mostra aqui”, comentou. 

 

Thiago Hashimoto enfatizou a relevância histórica do período de isolamento e distanciamento social provocado pela pandemia e comentou sobre a arte como forma de traduzir as dores e esperanças de cotidianos de muita tristeza e apreensão.

 

“O período da pandemia da COVID-19 foi um período que trouxe muitas dores para nós. Foi muito difícil para todo mundo. Através dessa exposição a gente trouxe um olhar de crianças e adultos do que eles passaram durante essa fase. Por meio da foto a gente consegue sentir o que cada um teve de experiência. São registros pessoais mas também tem um valor histórico. As crianças principalmente começam a olhar para as fotos e começam a imaginar e pensar o que a COVID causou para que aquela foto fosse tirada. Isso mostra que os pequenos são sensíveis ao que nós passamos. As fotos provocam reflexão, incentivam uma retrospectiva e uma valorização do que nós temos hoje, que é a oportunidade de estar juntos novamente”, comentou Thiago. 

 

Ao todo a exposição é composta por 30 fotografias, frutos de um trabalho de 3 meses e criado a várias mãos. Os expositores contaram com a ajuda de dois amigos fotógrafos amadores e dos próprios filhos, que são autores de algumas das fotos. O Secretário Municipal da Educação e Cultura, Adriano Nascimento, exaltou o trabalho dos artistas da cidade.

 

“Estamos desde outubro do ano passado retomando as atividades culturais no nosso Município. Alguns contemplados pela Lei Aldir Blanc já têm feito a contrapartida, realizando apresentações culturais, que eram a condição para que fossem beneficiados com o incentivo. Tivemos uma LIVE com o Tiago Bravo, musicista que toca sanfona com várias bandas do país, a apresentação de dança do grupo Maná, a apresentação de dança do Rodrigo e várias outras apresentações de artistas de Pompeia. Todos estão de parabéns. Até outubro nós teremos mais apresentações de artistas contemplados, o que mostra que Pompeia tem uma cultura efervescente, artistas de diversos ramos e que são apoiados pelo governo, visto que a cultura é libertadora, a base para o desenvolvimento de uma sociedade autônoma, pensante, livre”, concluiu. 

764 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura de Pompeia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.