Saúde - Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2023

Índice de Pompeia sobe no ranking da atenção primária à Saúde do Programa Previne Brasil

Município obteve o indicador 8,6 no agregado dos três quadrimestres de 2022. Em 2021, o indicador foi de 8,1. O desempenho rende a Pompeia a 3ª colocação na região administrativa de Marília

Os indicadores da atenção primária à saúde de Pompeia seguem ótimos e melhorando. É o que aponta o levantamento do programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde, do Governo Federal, cujo índice leva em conta as ações desenvolvidas na prevenção de agravos à saúde com ênfase no cuidado com a saúde materna, da mulher, dos doentes crônicos (portadores de hipertensão e diabetes) e na vacinação infantil. De acordo com os dados disponíveis no sistema do programa (https://sisaps.saude.gov.br/painelsaps/isf), Pompeia alcançou o indicador 8,6 no ano passado. Uma evolução de 0,5 ponto em relação a 2021.

Filtrando os dados da região de Marília, nota-se que o desempenho de Pompeia só não foi melhor que o de Campos Novos Paulista e Fernão. O indicador 8,6 obtido em 2022 está bem acima da média das cidades vizinhas: Quintana (6), Oriente (7,12) e Marília (5,43). Cidades próximas, da região de Tupã, também tiveram desempenho abaixo do alcançado por Pompeia. Queiroz obteve o indicador 8,19, Iacri 8,01 e Tupã o índice mais baixo – 4,4.

Para o Superintendente do DHS, Adalberto Bento, os indicadores são importantes não pelos números e rankings, mas por servirem de base para avaliações sobre as políticas adotadas e permitirem avaliar o sucesso de medidas tomadas pela autarquia responsável pela Saúde do Município.

“Estamos satisfeitos, primeiro por ter conseguido um indicador melhor do que no ano anterior, o que nos dá a expectativa de repasses melhores do governo federal por meio do programa Previne Brasil. Segundo porque o resultado alcançado é a tradução em números de um trabalho muito bem-feito, do cuidado da administração Tina com a população de Pompeia. Saúde é prioridade do governo municipal. Agradeço a cada profissional do DHS pelo comprometimento e trabalho humanizado. Estamos no caminho certo. Pompeia é referência em Saúde”, destacou Adalberto Bento.