Educação - Segunda-feira, 20 de Março de 2023

Treinamento de Primeiros Socorros é realizado para professores, funcionários e motoristas da do Ensino Fundamental

Atividade ocorreu no Clube JK, no último sábado (18), e teve a participação de cerca de 300 pessoas. O treinamento é iniciativa da Secretaria Municipal da Educação e se dá em cumprimento à Lei Federal nº 13.722, também conhecida como Lei Lucas

Em cumprimento à Lei Federal nº 13.722, também conhecida como Lei Lucas, que determina a obrigatoriedade do treinamento de primeiros socorros para professores, funcionários e motoristas do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Pompeia promoveu um evento para capacitação desses profissionais, no sábado, dia 18 de março, no Clube JK. O treinamento contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre professores, funcionários e motoristas das EMEFs de Pompeia.

O evento foi conduzido pelo empresário, psicólogo, mestre em educação, professor e filósofo José Alvarez e pelo CB PM Souza do 10º GB 2º Pelotão – Promissão/SP, que é bombeiro técnico em segurança do trabalho. A capacitação se iniciou com uma explanação sobre a Lei Lucas, que leva o nome de Lucas Begalli, um menino de 10 anos que faleceu em 2017, vítima de asfixia mecânica decorrente de engasgo com um pedaço de salsicha em uma excursão escolar em Campinas/SP. A falta de atendimento adequado e imediato contribuiu para a morte da criança, o que motivou a criação da lei.

Durante o treinamento, o CB PM Souza abordou procedimentos iniciais em uma cena de emergência, como fazer chamadas emergenciais para o Corpo de Bombeiros e SAMU (192), manobras de desobstrução em caso de engasgo, indícios de AVC, como proceder em casos de hemorragia ou corte superficial, manobras de reanimação cardiopulmonar em bebês, crianças e adultos, como proceder diante de uma epilepsia ou desmaio e a importância de ter um kit de primeiros socorros. Além disso, foram apresentados slides e vídeos com exemplos de pronto atendimento feitos por PMs e médicos explicando a importância de um pronto atendimento até a chegada do SAMU ou Resgate.

Os participantes do treinamento tiveram a oportunidade de realizar simulações para colocar em prática o que foi ensinado e esclarecer dúvidas com o CB PM Souza.

O objetivo da capacitação é preparar os profissionais da rede municipal de ensino para agir em casos de emergência e oferecer atendimento de qualidade para os estudantes. A Prefeitura Municipal de Pompeia segue comprometida em garantir a segurança e bem-estar da comunidade escolar.