.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda à sexta das 9:00 às 16:00 horas

Assistência Social - Sábado, 29 de Abril de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura de Pompeia e parceiros celebram sucesso da campanha Abril Azul

Conscientização e inclusão em Pompeia. Parcerias e eventos destacam mês do autismo. Depoimentos emocionam e inspiram


A Prefeitura de Pompeia, em conjunto com o CRAS, DHS, IDF e o grupo Mães Atípicas, comemora o sucesso das ações realizadas durante o mês de abril para a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), em alusão à campanha Abril Azul. Foram promovidos três grandes eventos e diversas atividades de rua, como a adesivação de locais com cartazes informativos sobre a Lei Federal n. 12.764 de 2012, a Lei Berenice Piana, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

 

O encerramento das ações ocorreu na quinta-feira, dia 27, às 19h, no Clube JK, com a presença de autoridades do poder legislativo, como a vereadora Cláudia Bento, integrante do grupo Mães Atípicas, e o vereador Kadu. Tanto a reunião de abertura, que ocorreu no Instituto de Desenvolvimento Familiar “Chieko Nishimura”, quanto a reunião de encerramento, contaram com palestra de psicólogas especialistas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Na abertura, Nayara Azedias, da Educação Municipal, foi a palestrante. No encerramento, a psicóloga Valeria Cristina Barbosa, da APAE de Pompeia, foi quem compartilhou informações valiosas com uma plateia de dezenas de pessoas. 

 

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma abordagem científica que utiliza os princípios do comportamento para melhorar habilidades sociais, de comunicação e de aprendizado em indivíduos com autismo e outros transtornos do desenvolvimento. A ABA é amplamente reconhecida como uma intervenção eficaz e baseada em evidências para apoiar pessoas com TEA. Mães representantes do grupo Mães Atípicas, como Neuza Guerra e Fernanda Gelain, também deram depoimentos, solicitando respeito e inclusão.

 

Manuela Savério, Coordenadora do CRAS e uma das organizadoras do Abril Azul, ressaltou a importância da conscientização sobre o autismo: “Precisamos mudar a forma como pensamos sobre o autismo. Somente conhecendo a realidade podemos criar uma sociedade mais inclusiva para todos. O Grupo Mães Atípicas de Pompeia é nosso instrumento de luta sobre a causa. Nada melhor do que a própria família para apresentar as necessidades e dificuldades. Costumo dizer que esse grupo é minha inspiração de vida, pois eles me ensinam muito sobre a vida.”

 

Cristiane Aparecida Pires, integrante do grupo Mães Atípicas, expressou gratidão pelos eventos: “Pela primeira vez, me senti acolhida por pessoas que estão na mesma luta. Este mês foi maravilhoso, com palestras poderosas para nosso fortalecimento. Agradeço a todos, pelas autoridades e profissionais que estão com este projeto maravilhoso.”

 

Suelen Barnabe, outra integrante do grupo, também agradeceu: “Agradeço imensamente por tudo que está acontecendo. Este grupo veio com um propósito e sei que, juntos, somos mais fortes. Nossa causa só tem a crescer e florescer. Ser mãe de autista é a melhor coisa que poderia ter acontecido na minha vida. Tenho muito orgulho e sei que tenho muito a aprender, mas a cada dia aprendemos mais com nossos filhos. Sou grata a Deus por ter vocês em nossas vidas, por cada mãe e cada profissional. Deus os abençoe grandemente. Foram palestras maravilhosas e de muito aprendizado.”

 

Regina Moura, integrante do grupo Mães Atípicas, destacou a importância da conscientização contínua: “Todos os dias são dias de conscientização do autismo, mas este mês é especial para falarmos para a sociedade, para as escolas, para as pessoas e para o mundo sobre o nosso mundo azul. Este mês foi muito importante. Estamos mais unidas, em uma só voz, buscando visibilidade, conhecimento, direitos e mais benefícios para nossos filhos e para nós mães e famílias. Que esse mês de abril seja abril o ano todo.”

 

O sucesso da campanha Abril Azul em Pompeia demonstra a importância de unir esforços entre órgãos públicos, profissionais da área e a sociedade para promover a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

667 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura de Pompeia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.